N/A

Eva valoriza a missão de professora

Sarah Coelho traz para ser destacada a Profa. Eva Couto Lima que iniciou sua carreira como PEBI – professora primária na E.E.”João Manoel do Amaral”, escola onde cursou a terceira e quarta séries do ensino fundamental.

Inicialmente atuou como estagiária-voluntária coincidentemente com suas antigas professoras do curso primária.

Em 1983 passou a ministrar aulas de Psicologia, Didática Pré-escolar e outras disciplinas pedagógicas na E.E.P.S. “Dinorá Marcondes Gomes” na Cidade de Américo Brasiliense, onde permaneceu até 1996, quando passou a prestar serviços à Diretoria de Ensino de Araraquara, por motivos da reorganização das escolas estaduais.

Bem sucedida nesta função, permaneceu até o início de 2000, quando voltou a atuar como professora de educação infantil. Atualmente vem dando continuidade ao seu trabalho educando na E.E “Antonio Joaquim de Carvalho e no C.E.R “Marialice Lia Tedde”.

Confira outros pensamentos desta notável mestra:

Qual o momento mais marcante de sua carreira?

O momento mais marcante de minha carreira certamente foi a experiência vivida como PEB II nos anos de 1983 a 1993, pois foi uma época em que a formação de professores estava em evidência. Momento este em que existia preocupação e maior valorização do professorado.

Como é o relacionamento com seus colegas?

Minha relação com meus colegas sempre foi tranqüila e de respeito mútuo.

Atualmente posso dizer que há muito mais individualismo e competição entre meus colegas.

Qual é a maior recompensa em ser professora?

A recompensa é muito grande. Estou satisfeita como educadora e apesar de todas as dificuldades já conhecidas, há muita cumplicidade na minha relação com os alunos.

Quais as dificuldades enfrentadas pelos professores?

As dificuldades estão principalmente nos relacionamentos interpessoais, especialmente no ambiente de trabalho.

Descreva sua escola ideal.

A escola ideal, continuará existindo somente nos meus sonhos.

Como é o relacionamento professor/aluno?

Depois de muitas experiências, pude comprovar que a relação professor/aluno não muda muito com o tempo, pois sempre fui agraciada com o respeito de alunos de todas faixas etárias e isso se deve ao respeito mútuo em nossas relações.

Como analisa o interesse dos alunos pela leitura?

O interesse deles depende muito do incentivo recebido por seus professores e familiares. Tenho experiências realmente satisfatórias com os alunos que levam e trazem para a escola uma variedade de material de leitura demonstrando assim um grande interesse e dessa forma desenvolvem o hábito e o prazer pela leitura.

Seus alunos desenvolveram o gosto pela poesia?

Sim. A partir de um trabalho que venho desenvolvendo em sala de aula que se iniciou com o projeto criado pela unidade escolar. Tudo começou com as homenagens dos alunos prestadas à cidade de Araraquara por ocasião de seu aniversário.

Ser professor é…

Não somente transmitir conhecimentos, mas sim despertar no outro o espírito solidário, a cidadania e o amor ao próximo, pois somente assim a sociedade se transformará em um lugar idealizado por todos nós.

Mensagem

“Coloque o toque de alegria nas tuas realizações e elas brilharão, atraindo outras pessoas, que se sentirão comprazidas em poder ajudar-te, estar contigo, participar das tuas tarefas”.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ceratocone e a importância do diagnóstico precoce

Governo de SP decreta emergência para dengue e anuncia investimentos para assistência aos pacientes

Cartórios de Notas atingem a marca de 4,2 mil atos digitais em Araraquara

Dormir bem para lembrar melhor: o impacto do sono na saúde cerebral dos idosos

Hipertermia: calor extremo exige cuidados com a saúde

CATEGORIAS