Escola Municipal de Dança terá formatura nesta segunda-feira (13)

0
615

Solenidade acontece na própria EMD e terá a entrega de diplomas para 24 alunos

Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, mais uma turma da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira será formada. A solenidade da formatura acontece na própria EMD, a partir das 19h30, com a participação de alunos, familiares, amigos e equipe de professores e funcionários da escola.
Serão 24 alunos, com idade entre 14 a 16 anos, que receberão o diploma. Na cerimônia, os alunos apresentarão seus trabalhos de conclusão de curso que culminaram no espetáculo “Tempo Perdido, tempo futuro. Tempo de Lembrar”.
A diretora da escola,

, falou sobre o propósito das apresentações. “Neste ano, a proposta dos trabalhos nasce de uma reivindicação artística do próprio grupo de alunos que ocupa seu lugar de fala e toma forma com a ajuda dos profissionais da escola que ocupam o lugar da escuta e, junto aos alunos, abraçam este desafio”, explicou.
Ela também destacou que a formatura é importante para os alunos porque é o fechamento de um ciclo de seis anos de formação. “O aluno torna-se, no último ano, protagonista artístico ativo de todas as técnicas e habilidades aprendidas e desenvolvidas nesses seis anos, elaborando um trabalho prático e teórico em uma das linguagens da escola, escolhida pelo aluno, que será apresentado para apreciação do público”, salientou.
Vanessa ressalta ainda a importância desse aprendizado para os alunos que passam pela unidade. “Depois desse ciclo que culmina com a formatura, muitos alunos seguem seus estudos no Núcleo de Dança para alunos formados e formandos da EMD. Outros buscam aperfeiçoamento em cursos de nível superior, em academias e grupos particulares, além de muitos que acabam seguindo suas vidas em outros setores. Porém, a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, sempre fica marcada na vida de todos os alunos e se manifesta em atitudes do cotidiano e escolhas de vida”, concluiu a diretora.
A programação promete movimentar a escola com uma cerimônia bastante descontraída e artística. Vale destacar que a EMD possui 269 alunos matriculados e 30 funcionários, entre professores, agentes educacionais, sociais, operacionais e administrativos, entre outros. A escola recebe alunos matriculados no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental para acesso ao 1º ano da EMD e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental para vagas remanescentes no 2º ano da EMD. O curso completo tem duração de 6 anos e a EMD oferece, posteriormente, os núcleos de dança e, por isso, muitos alunos conseguem se tornar artistas ou professores depois de formados.
Criada em 2002 e inaugurada em 2003, a EMD é vinculada à Secretaria Municipal da Educação e faz parte do Programa de Educação Integral da Prefeitura, ao lado de outras 12 unidades municipais. Esta escola diferenciada no ensino de dança, música, teatro e artes visuais, tem aulas no contraturno do Ensino Fundamental e visa instrumentalizar o aluno para que ele possa desenvolver uma capacidade reflexiva e construir uma postura crítica, buscando a articulação das linguagens artísticas com o meio social em que vive, imprescindível para a construção da cidadania.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.