N/A

Entenda como são testados os novos coletes balísticos da PM de SP

Equipamentos são avaliados em critérios como medidas, flexibilidade e resistência a tiros

A Polícia Militar de São Paulo começou a distribuir os novos coletes balísticos adquiridos com investimento de R$ 33,6 milhões. Os 17 mil novos equipamentos são de nível III-A — um dos mais altos graus de proteção permitido para venda.

“Os novos coletes trazem ganhos importantes em conforto e ergonomia. Os equipamentos seguem as normas do Exército Brasileiro e os principais padrões internacionais. Nossa expertise nesse processo é amplamente reconhecida e garante que cada colete esteja realmente preparado para os riscos enfrentados no dia a dia do policial”, afirma o porta-voz da PM, Emerson Massera.

Antes de chegarem aos policiais, os equipamentos passam por uma rigorosa bateria de testes. Na primeira etapa, os testes são visuais e metrológicos. Os agentes verificam se os coletes respeitam as medidas exigidas em edital. São 21 tamanhos diferentes e, para cada um, são conferidas as medidas. A análise segue o padrão internacional de amostragem.

Em seguida, é realizado o teste de flexibilidade. Os policiais deslizam o colete em uma plataforma inclinada para avaliar sua capacidade de ceder. Quanto mais flexível, melhor para garantir conforto e mobilidade ao agente em ação.

Por fim, o colete é submetido ao teste de fogo. Os disparos são feitos com munições de calibre 9mm, em velocidade de submetralhadora, e com a potente .44 Magnum. O objetivo é medir tanto a resistência à perfuração quanto o nível de deformação causado pelo impacto. O padrão internacional exige que a deformação não ultrapasse 44 milímetros. Os coletes testados suportaram os tiros sem perfuração, com deformação registrada dentro da margem permitida.

Com placas e painéis balísticos, os coletes são projetados para oferecer proteção contra munições de diferentes calibres. Os equipamentos possuem a mais alta tecnologia e são fabricados com materiais resistentes e leves, proporcionando maior conforto durante longos períodos de uso.

Coletes começaram a ser distribuídos nesta semana. Foto: Divulgação

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Selo Cidade Verde do Mundo: Estado de SP lidera com 13 das 34 cidades reconhecidas pela ONU

Entenda como são testados os novos coletes balísticos da PM de SP

Meu cachorro pode comer ovo de Páscoa? Veterinária explica que o consumo pode ser fatal

PRÊMIO DA DUPLA DE PÁSCOA AUMENTA E

Santa Casa realiza Feira de Oportunidade de Empregos para todos os setores do hospital

CATEGORIAS