O curso de Engenharia de Produção da Uniara, pertencente ao CAT Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia – apresenta a UNIDATA – Agência de Estatística da Uniara – um projeto de Extensão Universitária que visa prestar consultoria e dar apoio aos setores internos da instituição, bem como a órgãos e empresas públicas e privadas, para a análise e condução de trabalhos que necessitem de tratamentos estatísticos.
A agência é coordenada de Claudio Luis Piratelli e de Aquiles Fiamengue Neto e conta, por enquanto, com a participação de seis alunos do curso de Engenharia de Produção. “São seis alunos a priori, mas poderemos abrir espaço para mais, conforme a demanda”, ressalta Claudio Piratelli.
Durante a apresentação, Aquiles Fiamengue Neto, professor e um dos coordenadores da UNIDATA, afirmou que, num primeiro momento, o trabalho será voltado internamente. Porém, quando for desenvolvido um conhecimento maior, o projeto irá se estender e prestará serviços para empresas, além de realizar assessoria em censos, pesquisas e levantamentos estatísticos que envolvam a comunidade de Araraquara e região.
Pioneiro
O primeiro projeto realizado pela UNIDATA também foi apresentado, com a participação dos alunos que fazem parte do projeto. Nessa fase de treinamento, os participantes, sob a orientação do professor Aquiles Fiamengue Neto, realizaram uma pesquisa interna com o intuito de conhecer o perfil dos alunos do CAT – Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia – com relação à possibilidade do uso da tecnologia de ensino à distância.
Para Claudio Piratelli, a UNIDATA proporcionará um diferencial aos alunos participantes. “Os graduandos terão a oportunidade de desenvolver a capacidade analítica e de entrar em contato com empresas que poderão vir a utilizar os nossos serviços. Além disso, a estatística ainda é pouco utilizada como ferramenta de apoio à tomada de decisão. Assim, há um campo de trabalho vasto para esses jovens que, desde a graduação, estarão trabalhando com ela”. (Daniela Silotto)