Enem divulga resultados da 5ª edição

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começarão a ser encaminhados pelos Correios nesta semana.

Os resultados da quinta edição do Enem consolidam a avaliação como um importante instrumento para a reforma do ensino médio no Brasil.

A média global em Redação foi de 54,31 pontos – no ano passado, a média da Redação foi de 52,58. A maioria dos participantes, 72%, obteve notas entre 40 e 70 pontos, e foram classificados de Regular a Bom. Outros 16% tiveram notas entre 0 e 40, desempenho considerado de Insuficiente a Regular.

Na melhor faixa de pontuação, de 70 a 100, estão 12% dos estudantes, classificados de Bom a Excelente.

Participação

O Exame contou com a participação de 1,3 milhão dos 1,8 milhão inscrito. 87% foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição.

O desempenho no Enem é medido a partir de cinco competências básicas: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Entre as cinco competências avaliadas, os participantes se saíram melhor na Competência I, com média de 61,03, que engloba o domínio da norma culta da língua escrita (adequação do texto, gramática e ortografia). Nessa competência, 50% tiveram desempenho de Regular a Bom e 38,5% foram classificados de Bom a Excelente.

A Competência III (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) foi a que teve menor média, de 51,64 pontos, com 60% dos participantes com desempenho de Regular a Bom e 15,5% classificados de Bom a Excelente. A análise pedagógica dessa competência demonstra que grande parte dos participantes limitou-se a reproduzir os argumentos presentes na proposta de Redação.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Voto é coisa séria

Para não errar o voto: treinar antes e levar a colinha no dia da eleição

Quem vai à COP-29?

A crescente judicialização da saúde tem solução?

FIDA abre inscrições para as oficinas da programação de ações formativas

CATEGORIAS