Humberto Gouvêa Figueiredo (*)
“Não existe refúgio mais seguro contra as tempestades do que você mesmo” (HEMUS)
Não sou uma pessoa do círculo de amizade mais próximo de Eliana Honain: nunca estive em sua casa (aliás não sei onde mora) e também nunca conversei com qualquer um de seus familiares.
Mesmo assim dou-me a liberdade de considerar-me um amigo de Eliana.
Refiro-me ao termo “amigo” por reconhecer na pessoa e na profissional Eliana alguém com quem sinto prazer em dialogar, em debater idéias, em construir iniciativas e ações, algo que temos tido ampla oportunidade de fazer por estarmos colaborando juntos no governo do Prefeito Edinho Silva.
Já tinha ouvido falar de Eliana Honain como uma funcionária pública municipal exemplar, um ser humano preocupado em servir a comunidade, atenta para as questões relacionadas à saúde pública na nossa cidade.
Mas a minha admiração por Eliana aflorou quando ela pode mostrar ainda mais seu potencial, ao assumir a Secretaria Municipal da Saúde, atribuição que lhe é devida até os dias de hoje e que ela vem conduzindo com louvável sucesso, alçando Araraquara como referência na área da saúde.
Eliana é uma daquelas pessoas que, com calma, discernimento e extrema capacidade técnica consegue agregar pessoas e idéias, catalisando os esforços na busca de uma melhor qualidade de vida aos mais necessitados, àqueles que dependem da prestação de serviço de saúde gratuito, ou seja, os pobres.
O amor de Eliana pelo que faz nos contagia e nos estimula a fazer o mesmo na área de nossa competência: sua dedicação é exemplar e serve como combustível e motivação para a difícil tarefa de dar suporte e apoio ao Governo Municipal.
Na última sexta-feira (29/05), como tantos outros de seus admiradores e amigos, estive na Câmara Municipal de Araraquara para participar de um Ato Público de desagravo contra as acusações feitas a ela: lá se pôde ter, pelas palavras ditas através dos microfones ou pelos comentários entre os presentes, a exata dimensão de quem é a nossa Secretária de Saúde, qual o seu valor enquanto profissional e ser humano.
Não houve quem não derramasse lágrimas durante o discurso feito por Eliana; em sua fala ela explorou tudo o que há de mais positivo na vida de uma pessoa: honestidade, amor ao próximo, caráter, dignidade, respeito, dedicação, senso humanitário…enfim, naquele momento saiu de cena a dedicada profissional da saúde e entrou a “Mestra da Vida”, alguém que em poucas palavras conseguiu ensinar a todos nós que vale a pena lutar sempre, que sonhar com um mundo melhor é preciso, e que nada deve afastar o homem de seus valores morais e éticos.
Minha amiga Eliana, obrigado pelo seu exemplo!
Se já tinha antes motivos de sobra para admirá-la, hoje tenho a obrigação de me empenhar ainda mais para fazer pela Guarda Municipal e pela Segurança Pública tudo aquilo que você tem feito pela Saúde no município.
E te parafraseando: “se Deus está por nós…não há motivos para temer quem esteja contra nós!”.
(*) É Capitão da Polícia Militar, Coordenador da Guarda Municipal e colaborador do JA. (hgfigueiredo@bol.com.br)