(Editorial) Violência contra idosos

0
1507
Foto Ilustrativa Freepik

Diariamente, os noticiários apresentam relatos de violência contra idosos, seja ela física ou psicológica. O Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos recebeu mais de 47 mil denúncias de violência contra idosos nos primeiros cinco meses de 2023, representando um aumento de 87% em comparação ao mesmo período de 2022. Este levantamento foi divulgado em agosto deste ano.

Formas de violência incluem o desrespeito em filas de prioridade, bem como situações nas quais idosos são desrespeitados nas ruas e são alvos de golpes em bancos, entre outros incidentes.

Muitos idosos são colocados em asilos e acabam sendo esquecidos por seus entes queridos.

Em países desenvolvidos, como o Japão, os idosos são respeitados por todos, sendo considerados exemplos de vida e recebendo cuidados especiais.

Um ditado popular afirma que “uma mãe e pai cuidam de 10 filhos, mas os 10 não cuidam de uma mãe ou pai”. Essa reflexão destaca a necessidade de promover um ambiente mais respeitoso e atencioso aos idosos.

É fundamental que abramos nossos corações e cultivemos empatia para tratar melhor os idosos ao nosso redor. Eles representam uma fonte valiosa de experiência e sabedoria, merecendo ser tratados com dignidade e respeito. Como diz o velho ditado, “a melhor faculdade é a vida”, e todos, inevitavelmente, envelhecerão. Afinal, a vida ensina mais do que qualquer universidade, e a longevidade é um privilégio que deve ser honrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.