Corpo de Bombeiros de Araraquara já esteve no prédio da então cadeia, a Rua Padre Duarte esquina da Avenida José Bonifácio. Hoje, um prédio de muitos andares, com famílias usufruindo da vantagem de se morar no centro. Poucos, no entanto, sabem que presos estiveram ali cumprindo pena orando para que a cobiçada liberdade chegasse logo, a maioria após infringir o Código Penal.
A área atual dos Bombeiros, na Fonte Luminosa, é cobiçada por empresa de saúde, com seu plano vendido a milhares de famílias. Chegou a hora da decisão e prefeito Edinho Silva coloca sua capacidade administrativa para julgamento popular: ao mudar a sede dos "Homens do Fogo" para Avenida Domingos Zanin, ao lado de um Hospital de Campanha, salvo melhor análise, erra terrivelmente. Como atender ocorrência de emergência numa área que fica alagada com rapidez? Só coragem não é suficiente e nossa esperança passa pelos vereadores compromissados com a nossa brava gente, com a cidade.
O local escolhido, após Terminal Rodoviário, sujeito a inundações não é festejado pelo acurado espírito administrativo. Portanto, prefeito erra ao determinar novo espaço ao Corpo de Bombeiros e "bonde" precisa retornar aos trilhos pelos nobres vereadores. Será que o conjunto, eleito democraticamente, hoje ganhando mais de R$ 8.000,00 por mês, cada um dos defensores da população, terá coragem de tentar mudar a posição do chefe do Executivo?