As notícias que chegam diariamente mostram que grande parte do planeta enfrenta guerras, conflitos, tumultos e, sobretudo, falta de empatia entre as pessoas.
No Brasil, após as eleições de segundo turno, não temos confrontos generalizados, mas a intolerância vem tomando conta de parte da população, a ponto de pessoas deixarem de lado amizades construídas ao longo de muitos anos por causa de divergências políticas.
É claro que cada um tem o direito de fazer suas escolhas, inclusive de se afastar de situações que possam comprometer seu sossego e sua privacidade. Mas fica uma pergunta: será que vale a pena brigar? Não seria mais sensato respeitar a opinião do próximo e preservar a própria?
Afinal, políticos passam, governos mudam, mas os amigos verdadeiros e a família continuam sendo, na maioria das vezes, nossos maiores portos seguros.
Se cada um respeitasse o espaço e a opinião do outro, certamente viveríamos tempos melhores. Não precisamos pensar da mesma maneira para conviver em harmonia.
Que tal começarmos agora? Vamos deixar de questionar ou julgar as pessoas por suas escolhas políticas?
É hora de voltarmos à normalidade, entendendo que somos indivíduos, com pensamentos, opiniões e escolhas diferentes. O respeito deve prevalecer acima de qualquer preferência partidária.
Tempos difíceis ainda poderão estar pela frente. Por isso, não devemos permitir que a política destrua aquilo que realmente tem valor: nossas amizades sinceras, nossas famílias e o respeito entre as pessoas.
Foto Ilustrativa Magnific