N/A

(EDITORIAL) Falta leitura aos brasileiros

Na edição passada, em que o Dia das Mães foi destaque, o Dr. João Galhardo, exímio escritor e tradicional colunista do Jornal de Araraquara, publicou uma crônica em homenagem às mães.

Sem sequer lerem o conteúdo do texto, alguns usuários das redes sociais, especialmente no Facebook, passaram a cumprimentar a família do escritor, como se ele tivesse falecido.

Evidentemente, a situação gerou desconforto entre familiares, amigos e leitores próximos. Assim que tomou conhecimento do mal-entendido, o jornal publicou uma nota oficial esclarecendo os fatos.

O episódio, porém, leva a uma reflexão séria e preocupante: infelizmente, parte da população já não se dedica a ler e interpretar um texto antes de emitir opiniões ou compartilhar informações. Vivemos tempos de leitura apressada, superficial e muitas vezes guiada apenas por manchetes, imagens ou interpretações precipitadas.

Ler vai muito além de simplesmente decifrar palavras. Ler é compreender ideias, analisar contextos, interpretar informações e respeitar a verdade dos fatos. A ausência desse hábito compromete o debate público, alimenta a desinformação e cria situações injustas e constrangedoras, como a que ocorreu recentemente.

Mais do que nunca, torna-se necessário incentivar a leitura consciente, o pensamento crítico e a responsabilidade ao utilizar as redes sociais. Uma sociedade que lê pouco corre o risco de compreender menos, julgar de maneira equivocada e espalhar informações falsas sem perceber as consequências disso.

Que este episódio sirva de reflexão para todos nós.

Foto Ilustrativa Freepik

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edição 1701

(EDITORIAL) Falta leitura aos brasileiros

DESTAQUE

GEPOL

Bolo de milho verde de lata vegano e sem glúten

CATEGORIAS