Nos últimos dias, vários fatos: o Supremo analisou situação de Moreira Franco, indicado por Temer, sem considerar o cartão vermelho mostrado ao Lula, tirando-o do cargo pretendido pela ex-presidente Dilma. Ambos os presidentes visaram s.m.j. a construção de anteparo processual para defender seus escolhidos literalmente na agulha da Operação Lava Jato. O eventual olhar viciado, semelhante a 2 pesos e 2 medidas, incomodou doloridamente os que lutam por uma Pátria igualitária e guarnecida pela solidariedade. Edinho pensando a se candidatar para sucessão do governador Alckmin, a fim de gerenciar Estado de São Paulo, foi a nota alta demais no processo que mal se articula. Hoje, não basta ser indicado pelo Lula e nem a estrela petista emana tanta luz.
Mudança no Ensino Médio…
Vem tarde e imperfeita. A pirâmide ficou achatada. Como transformar alunos, torná-los mais eficientes e donos de saber invejável sem reciclar professores? Assim, doce não ganha o ponto e exige outras mexidas para homenagear aspiração de pais e mães crentes numa reforma ampla, eficaz e coerente. Do jeito que está fazemos de conta que aplaudimos o ensino e a universidade faz de conta que prepara grandes profissionais. Como os 60% de médicos reprovados pelo Cremesp, mas, com diploma que permite "cuidar" de pacientes, alguns em situação grave que não permite erro.
Olhos buscam um fato mais importante pelo menos para a nossa região.
Enfim, a lista de temas sociais se alonga e somos alertados pela ideia genial do presidente da Associação de Bueno de Andrada, jornalista Théo Bratfisch. Ele indica o artista laureado Ernesto Lia para pintar a tela concernente aos 200 anos da "Morada do Sol". Indicação pertinente, feliz e justa, homenagem que vai alegrar o coração desse pintor araraquarense festejado internacionalmente.
Pintar uma tela para o bicentenário de Araraquara?
Obviamente pode ser, caso haja condição técnica, mas, por que não colocar o Cristo do Ernesto, marca aplaudida de sua genialidade como artista plástico? Fica a sugestão pouco importando a reação de uma vereadora da nossa Câmara que recentemente ganhou alguns minutos de glória ao se permitir na posição contrária a leitura da Bíblia como reflexão antes dos debates em plenário envolvendo assuntos ligados à comunidade.
O prefeito Edinho tem em seu gabinete o Cristo de Ernesto Lia, alguns poucos privilegiados também têm. Por que não inseri-lo no Selo comemorativo? Cristo é o Sol que irradia amor: "amai-vos uns aos outros como vos amei", um mandamento moderno e mais do que valioso para combater a ira de irmãos que caminham em busca da Verdade e Vida.