Agentes comunitários de saúde do Programa da Família, monitores dos Portais do Saber e assistentes sociais do Cemas estão nesta semana, participando de um curso de capacitação para o exercício da cidadania, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa. O curso tem como palestrantes os secretários das pastas municipais, assim como gestores e coordenadores. Edinho Silva participou do evento e conversou com os servidores.
O motivo do curso é o fato de haver um projeto integrado entre as partes, com o objetivo de promover a política social do município. Dessa forma, busca-se dar subsídios para os servidores trabalharem com a comunidade, utilizando, em conjunto, os recursos humanos e materiais disponíveis pela Prefeitura. O curso cria mecanismos para a construção desse projeto integrado, utilizando os recursos humanos e físicos da saúde, assistência social e participação popular, a fim de possibilitar a construção de um processo sistemático de transformação da cidade, tornado-a mais justa, humana e igualitária. O curso tem como objetivos promover a integração educacional e social desses servidores, qualificando-os para o conhecimento das políticas públicas municipais, para que possam ser canais de informação e de democratização da relação sociedade/poder público municipal.
No espaço do debate, Edinho disse entender que o grande eixo social do governo é a democratização do poder. “Entendemos que é possível construir uma relação entre poder público e sociedade e promover cidadania nas relações reais do dia-a-dia. Essa é a concepção que estamos trabalhando”. O prefeito frisou que é preciso entender o porquê dessa política social. “O investimento nessa política promove a inclusão social. O poder público pode transformar a sociedade em que vivemos e, por isso, a participação popular é muito importante.”
O prefeito disse estar devolvendo ao povo, como uma conquista, a capacidade de desenvolver os rumos da cidade. “Essa é a construção de uma nova sociedade, onde o cidadão controla o espaço de poder. O cidadão é o sujeito da ação, aquele que determina a ação”, afirmou Edinho.