Convênio com o governo federal está sendo restabelecido com a devida dotação orçamentária.
O prefeito Edinho Silva, neste início de ano, com justificado entusiasmo afirma à população que “estamos entrando com o pé direito. O presidente Lula acaba de presentear Araraquara com a liberação de verba para a transferência dos trilhos da ferrovia do centro para Tutóia, dando passo importante para a revitalização desta ampla área de terra que, hoje, separa o centro da Vila Xavier”, assevera.
A unidade física de Araraquara motiva a gratidão natural do prefeito: “quero agradecer como Araraquara está sendo tratada pelo Governo Federal. No dia 26 de dezembro, um dia depois do Natal chega o grande presente: o Ministro José Dirceu me telefonou para anunciar a retomada do convênio para retirada dos trilhos. Já no dia 28 recebi telefonema do Ministro Palocci aduzindo que Araraquara seria contemplada com dotação orçamentária para esse objetivo acalentado há muitos anos”.
Faca & queijo
O burgo-mestre Edinho Silva mostra prestígio junto à esfera federal e a comunidade se sente envaidecida: na Facira, a visita de Lula, o primeiro presidente a visitar a região de Araraquara; verba do Banco do Brasil para revitalizar o comércio central; adiamento de leilão para arrematar bens da Ferroviária e luta pela municipalização de sua praça esportiva totalmente comprometida com dívidas feitas ao longo dos anos; compra dos pavilhões da Facira e audiências imediatas com resultados convincentes para um sem número de temas.
Enfim, a administração municipal tem contado com o apoio significativo do governo federal, mantendo elegante e produtiva relação com o governo estadual. “Araraquara, não é exagero afirmar, está vivendo um ótimo momento para alavancar seu processo de desenvolvimento”, afirma analista político do JA.
Lealdade
No instante em que o prefeito Edinho Silva dá a boa notícia, lembra-se de citar apoio de Marcelo Barbieri, “enquanto serviu o governo federal junto à Casa Civil” e deputado Dimas Ramalho “que tem somado esforços em favor das reivindicações de Araraquara”.
Edinho não tem preconceito em dividir os louros da vitória, constituindo-se essa sua postura noutra vitória de um agente político de alta confiabilidade que, de viva voz, anuncia que é candidato à reeleição “para completar alguns projetos administrativos da mais elevada qualidade e que atendem plenamente ao interesse da cidade e de nossa gente ordeira e laboriosa”.
Devagar
O prefeito araraquarense afirma que a transferência dos trilhos e até novo contorno – com linhas retas, sem tantas curvas e fugindo do centro da cidade – são obras caríssimas, razão de as verbas serem liberadas aos poucos. “O essencial é que o convênio foi restabelecido”, diz. Com o orçamento de Araraquara não seria possível realizar esse sonho, por isso é vital a parceria federal.
Da fonte
“Sou candidato a prefeito porque desenvolvemos projetos que mudam a configuração da cidade. Hoje, sem donos e com discussão das prioridades diretamente com a comunidade. É o sucesso do Orçamento Participativo que pode ser aferido nos bairros, historicamente esquecidos. Todos os esforços são centrados para melhoria da qualidade de vida porque estamos provocando mudança estrutural. Só que quatro anos são insuficientes. Assim, sou candidato à reeleição para concretizar, em seu todo, este projeto administrativo”.
A palavra é do prefeito Edinho Silva que tem mais um ano de serviço que, pelo andar da carruagem, será muito bom a considerar o respaldo federal.
Aconteceu
Edinho acredita que tudo o que poderia explodir, exigindo respostas rápidas e eficientes para inibir a sangria desatada, ocorreu nesses três anos.
E enumera, sem se preocupar com a ordem ou importância dos eventos: prédio da Câmara Municipal, Gigantão, compra dos pavilhões da Facira, intervenção na Gota e Santa Casa e venda de hotéis.
IAMSPE
O chefe do Executivo informa que o convênio de interesse dos funcionários públicos não teve condição de ser renegociado porque a Santa Casa de Misericórdia não possuía a C.N.D. – Certidão Negativa de Débito.
“Essa, a razão de estarmos tentando através da Gota de Leite”, fala.
Barracões
Barracão de zinco, amplo e que servia à Cargil na Vila Xavier, com goteiras que caem no ritmo de providências imediatas para que passe ao patrimônio municipal.
Essa, a nova frente de trabalho do prefeito Edinho junto às ferrovias federais, claro, com apoio político do governo Lula.
Trata-se de outro problema sério, cuja solução felizmente navega pelo rio das melhores probabilidades.
Via Expressa
O projeto da Marginal do Ribeirão das Cruzes, originalmente mandado configurar pelo ex-prefeito Roberto Massafera (onde são priorizados os aspectos técnicos), começa na represa que alimenta a Estação de Tratamento de Água do Daae e vai até à Rodovia Washington Luiz.
O prefeito Edinho entende que é possível realizar obra de tamanha envergadura pela “proximidade política entre Araraquara e Brasília. Somente pelos laços com o Governo Lula é possível sonhar com esta obra valiosa para o sistema viário dos próximos 20 anos de nossa Araraquara”, anuncia o governador da cidade.
Final
O prefeito Edinho Silva termina sua comunicação desejando sucesso aos trabalhadores de Araraquara, na certeza de que “estaremos juntos para vencer as dificuldades e vibrar com o resultado. Os desafios são enormes, mas, a nossa vontade é bem maior”.