Duas jogadoras do Sesi Araraquara são convocadas para o Pré-Olímpico

0
209
Foto: CBB
Além de Débora Costa e Vitória Marcelino, João Camargo foi chamado para atuar como auxiliar técnico; Sossô e  Emanuely se lesionaram e não participarão do torneio

A Seleção Brasileira Feminina de Basquete foi convocada para o Pré-Olímpico de Belém, que será disputado entre os dias 8 a 11 de fevereiro, no Ginásio Mangueirinho, em Belém-PA. Como tem acontecido frequentemente nas últimas convocações, a lista conta com representantes do Sesi Araraquara, equipe que é a atual campeã brasileira e tricampeã paulista.
O técnico João Camargo, do Sesi Araraquara, vai para a disputa como auxiliar do técnico José Neto. As jogadoras convocadas foram a armadora Débora Costa e a ala/pivô Vitória Marcelino. Outras duas atletas do time araraquarense que participaram da preparação da Seleção se lesionaram e não viajarão com o grupo: Gabriella Sossô teve uma lesão muscular na coxa e Emanuely de Oliveira lesionou o joelho. Aline Moura, outra jogadora do Sesi que tem sido peça fundamental do Brasil nas últimas competições, também passou por cirurgia no joelho e está fora do Pré-Olímpico. As três atletas se recuperam para voltar à quadra com o Sesi Araraquara na disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF), que terá início em março.

Quem também marcará presença no Pré-Olímpico é a araraquarense Roseli Gustavo, que é diretora de basquete feminino da CBB. A comissão técnica conta ainda com outra representante do Sesi Araraquara, a psicóloga Manoella Marques.

O Brasil encara a Sérvia, Alemanha e Austrália em busca de uma das três vagas na Olimpíada de Paris 2024. Os jogos serão nos dias 8, 10 e 11, com transmissão ao vivo na ESPN.

O grupo começou com 15 convocadas, com 11 treinando no ginásio do Sesi Araraquara. Com as definições desta convocação, oito estão no Brasil e Damiris, Kamilla, Tainá e Ramona se incorporam ao grupo em Belém, na continuação da preparação, dentro da janela internacional FIBA, assim como o técnico José Neto. Até lá, os trabalhos seguem comandados pela comissão e por João Camargo, técnico campeão da última LBF e ouro com o Brasil em Santiago nos Jogos Pan-Americanos.

O grupo fica em Araraquara até esta sexta-feira (2), quando embarca para Belém do Pará para a reta final do trabalho.

Pré-Olímpico

O Brasil será anfitrião de um dos quatro torneios, com sede em Belém, de 8 a 11 de fevereiro. A chave brasileira terá Austrália, Sérvia e Alemanha.

Dentro do regulamento FIBA, o Brasil estreia contra a Austrália, depois encara a Sérvia e fecha contra a Alemanha, sempre às 20h, nos dias 8, 10 e 11.

Pelo formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo. Os três melhores se classificam para Paris 2024. Os grupos com França e EUA terão dois classificados mais francesas e americanas, anfitriãs e atuais campeãs mundiais, que já estão classificados para as Olimpíadas, mas mesmo assim jogam os Pré-Olímpicos.

O Brasil chega no Pré-Olímpico com moral após o título da AmeriCupW, em julho, no México. A conquista invicta fez a Seleção dar um salto no ranking mundial, voltando ao top 10 com a oitava colocação no geral.

Além de Débora e Vitória, foram convocadas as atletas Carina Martins (Sampaio Basquete), Tainá Paixão (Samara-RUS), Isabela Ramona (Samara-RUS), Leila Zabani (Ituano), Vanessa Sassá (Sampaio Basquete), Damiris Dantas (Omanspor-TUR), Érika Souza, Stephanie Soares (Dallas Wings-EUA), Licinara Bispo (Unimed Campinas) e Kamilla Soares (South Carolina-EUA).

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.