Docente do Mestrado em Direito da Uniara tem projeto de pós-doutorado aprovado para iniciar estudos na UnB

0
106

Leonel Cezar Rodrigues propôs seu trabalho em duas fases

O docente do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD da Universidade de Araraquara – Uniara, Leonel Cezar Rodrigues, teve seu projeto de pós-doutorado aprovado pelo Colegiado da Pós-Graduação da Universidade de Brasília – UnB.

“No pós-doutorado não há aulas. É como fazer uma tese de doutorado: você propõe um projeto de pesquisa, com uma contribuição inédita incorporada e, se aprovado, começa a executá-lo. O tempo total por projeto é de um ano, renovável por mais um”, explica o professor.

Ele conta que propôs seu projeto em duas fases. “Na primeira, vou discutir a internacionalização das instituições de ensino e de pesquisa brasileiras, diante do grande embaraço conceitual e processual do esforço nacional em direção à internacionalização dessas instituições; na segunda, um projeto em Inteligência Artificial – IA e Direito – o que garante a tecnologia de IA como sustentação de inovações no âmbito do sistema judiciário brasileiro”, detalha.

Isso envolve tanto o sistema adjudicatório quanto o sistema extrajudicial, de acordo com o docente, que também vai estudar o que espera o judiciário ao operar a tecnologia de IA, e o que experiencia a sociedade com as inovações geradas pelo uso da IA no sistema judiciário.

A aprovação no pós-doutorado “é muito importante para mim e para o PMPD”. “Para mim, porque terei oportunidade de contribuir para o esforço nacional de internacionalização das instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras. De outro lado, devo me aprofundar no conhecimento da estrutura do judiciário e nos benefícios da IA à celeridade, segurança e garantia de precisão sentencial”, salienta.

Já a relevância para o PMPD da Uniara está no fato de que “minhas produções científicas poderão fazer parte das inúmeras outras produções dos professores do Mestrado, que os ajudam a evoluírem em direção à sua proposta de doutorado”.

Informações sobre o PMPD da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7337. (Assessoria de Imprensa – assimprensa@uniara.com.br)

Deixe uma resposta