Agência Brasil
A 16ª Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada no Rio de Janeiro pela Fundação Getúlio Vargas, mostra que o consumidor brasileiro está menos confiante em relação à situação presente e ao futuro da economia. A FGV destaca que é o 2º mês consecutivo de diminuição do grau de satisfação do consumidor.
O estudo, realizado com 1.440 brasileiros no período de 7 a 22 de março em todo o país, revela que 17,9% dos consumidores dizem que a situação econômica do país é melhor do que há seis meses, contra 21,4% que a julgaram pior. Na 15ª Sondagem, divulgada em fevereiro, o percentual dos que apontavam melhora para a economia na mesma comparação era de 18,0% , enquanto 18,7% acusavam piora.
Sobre o futuro, a pesquisa indica que 37,6% dos consumidores entrevistados apostavam na melhora da situação do Brasil nos próximos seis meses. Para 14,2%, a expectativa era de piora. Na sondagem anterior, 43,5% estimavam que a situação econômica iria melhorar no semestre e 11,2% achavam que haveria piora.