A prefeitura realiza nesta segunda (05), o “Dia Municipal de Ação Contra a Dengue”. Serão realizadas, das 8 às 17h30, diversas atividades de conscientização e mobilização social na cidade, como o controle de criadouros e orientações à população.
Na praça da Santa Cruz será promovida a feira educativa, com exemplares de larvas e do mosquito Aedes aegypti; apresentação do grupo de dança Araxé, com presença do “mosquito”, dançando música temática e faixas com frases educativas em semáforos dos principais cruzamentos da região central. Outra atividade a ser desenvolvida será o arrastão de areia, nos bairros compreendidos pela área 02 (Jardim Paulistano, Jardim Pinheiros I e II, Cidade Industrial, Vila Biagioni), cujos índices indicaram que os pratos de vasos de plantas foram os recipientes predominantes na formação de criadouros.
Para a vigilância, vive-se um período de alerta devido as chuvas e aumento de temperatura. “Lidar com este problema é um desafio que precisa envolver toda população, e isto se faz impedindo que novos casos da doença apareçam, identificando e eliminando criadouros do mosquito transmissor da Dengue”, esclarece Ilena de Oliveira Cunegatti, agente do grupo de Educação da Vigilância Epidemiológica.
“Sem a participação da população, os esforços de profissionais da saúde não terão o efeito esperado. Precisamos nos mobilizar e unir nossos esforços para combater o mosquito”, apela a agente.
A Vigilância Epidemiológica ratifica o apelo à população do município quanto aos cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Os recipientes predominantes para os criadouros do mosquito continuam sendo os pratos de vasos de plantas, ralos e vasos sanitários em desuso (criadouros não-removíveis), latas, potes e frascos, plantas que retêm água (recipientes naturais) e tambores.
A Vigilância pede ainda para que as pessoas se mantenham em alerta quanto aos sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas articulações) e que caso apresentem os sintomas da doença, procurarem imediatamente as unidades de saúde.