Dia do Trabalhador é tema do “Canal Direto com a Prefeitura”

0
225

Secretária de Cultura falou sobre a programação que será oferecida na segunda-feira, 1º de maio com festejos e também homenagem aos trabalhadores

Criado para celebrar a conquista dos trabalhadores ao longo dos anos, o 1º de maio, Dia do Trabalhador, homenageia uma paralisação realizada em 1886 nos Estados Unidos, onde trabalhadores pediam por mais dignidade e melhores condições de trabalho. Em Araraquara, essa data é lembrada tradicionalmente com a chamada Festa do Trabalhador, um momento de festejos, mas também de reflexões e homenagens com a presença de centrais sindicais.

Para falar sobre a programação, a secretária de Cultura, Teresa Telarolli, foi a convidada da edição desta quarta-feira (26) do “Canal Direto com a Prefeitura”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação.

A secretária comentou que a Festa do Trabalhador é um dos eventos mais aguardados pela população araraquarense. “É um dos maiores eventos que temos no calendário anual, não só da Secretaria de Cultura, mas do município. Primeiro porque é um evento que dialoga com todos os segmentos, ou seja, envolve aqueles trabalhadores que estão na ativa, aqueles que já trabalharam uma vida inteira e aqueles que estão entrando agora no mercado de trabalho. É uma data que marca uma celebração muito forte”, salientou.

Neste ano, a Festa do Trabalhador será realizada pela Prefeitura de Araraquara em uma parceria com as Centrais Sindicais e terá início às 14h30 na Praça Scalamandré Sobrinho (Rua Mauro Pinheiro, s/nº, na Vila Ferroviária). A atividade com entrada gratuita terá brincadeiras para crianças, pipoca, algodão doce, monitores de esportes, apresentações artísticas dos Pratas da Casa, além de homenagem aos trabalhadores. “Os Pratas da Casa são artistas locais que foram selecionados por meio de edital, com muito critério, com muita seriedade, com uma comissão externa nomeada pelo prefeito. Nós tivemos uma concorrência muito grande, com quase 50 projetos de espetáculos de música, de shows, para selecionarmos cinco, ou seja, foi quase um vestibular. Foi muito difícil porque temos artistas de muita qualidade em Araraquara “, opinou Teresa.

Assim, a programação dos Pratas da Casa envolve apresentações de Lúcio e os Astronautas (rock), o Samba do Mestre Irá (samba raiz), Nayara Inorro (sertanejo), Matte Pereira (hip hop) e Tocaia (discotecagem). “Às 18h30 se inicia um ato político que dialoga com as Centrais Sindicais e em seguida serão feitas homenagens aos trabalhadores mortos durante um determinado período, que são lembrados com descerramento de uma placa, com a presença dos familiares. Por volta das 19h20, entrará o Chico César, que é a atração principal e fechará a noite lindamente”, acrescentou.

Teresa Telarolli falou sobre a importância de valorizar os artistas locais na programação. “É lógico que temos uma atração forte vinda de fora e acho que isso promove uma possibilidade única para muita gente de assistir um espetáculo que vem de fora, mas o fato de ter os artistas locais é mais do que justo. São essas pessoas que estão produzindo, que estão fomentando, que estão trabalhando com a cultura e com a arte na cidade. É mais do que justo nós, como poder público e como gestão de cultura, trazermos e darmos espaço para a difusão e reconhecimento daquilo que se produz localmente. As pessoas vão levar seu próprio público e aqueles que não conhecem vão conhecer e ver o tanto de coisa boa, o tanto de gente de qualidade que temos em Araraquara”, completou a secretária.

Também haverá ônibus gratuito durante todo o dia, como também já é realizado tradicionalmente na cidade, e o evento contará com total segurança. “É uma atração para todas as idades e todos os gostos. Dá para passar o dia inteiro com muita segurança. A Secretaria de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública estará presente, a Guarda Municipal estará com todo o contingente ali e o Trânsito ordenado. Será uma diversão segura e muito diversificada. A Secretaria da Cultura cuida de uma parte muito importante, mas tudo isso só pode ser realizado porque todas as secretarias trabalham muito para fazermos um dia de celebração muito bonito e muito gostoso. A cidade merece e os trabalhadores merecem”, concluiu Teresa.

Homenagens aos trabalhadores

As festividades do Dia do Trabalhador também contarão com uma homenagem a dois trabalhadores, sendo um deles de expressão local e um de expressão nacional, conforme determina a Lei Municipal nº 9243, de 25 de abril de 2018. Os homenageados são João Aparecido Duarte e Antônio de Almeida Jr.

João era servidor público municipal em Araraquara desde 1994 e atuou como Técnico em Enfermagem no Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Infelizmente, foi o primeiro profissional da Saúde e também o primeiro empregado público municipal de Araraquara a perder a vida em decorrência da Covid-19 em 11 de agosto de 2020.

Antônio foi diretor da UNE (União dos Estudantes) no congresso de 1999, em Belo Horizonte. Foi Secretário Geral do Sintraadete (Sindicato dos Trabalhadores em Auto Escola, Instrutores, Centro de Formação de Condutores, Despachantes, Documentaristas e Anexos de Guarulhos, do Alto Tietê e Vale do Paraíba). Exercia o segundo mandato como secretário geral da Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), além de compor a direção nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Faleceu em 21 de outubro de 2021, acometido pela Covid-19.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.