N/A

Dia do Homem: 6 dicas para combater cânceres urológicos

Data busca incentivar cuidados preventivos e diagnóstico precoce de doenças graves como tumores de próstata, bexiga, pênis e testículo

Em 15 de julho, o Dia Nacional do Homem reforça um alerta importante: os homens precisam dar mais atenção à própria saúde, principalmente na prevenção e detecção precoce de cânceres como o de próstata, bexiga, pênis e testículo, que ainda matam milhares todos os anos.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata por ano. O tumor é o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. “A data é uma oportunidade de colocar a saúde masculina em pauta. Vários homens ainda buscam ajuda médica somente quando os sintomas já estão avançados. É preciso mudar essa realidade”, afirma o urologista Fábio José Nascimento, do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, da Rede D’Or.

Para o profissional, o tabu em torno das idas ao urologista e o descuido com exames de rotina contribuem para o diagnóstico tardio e a piora no prognóstico. Segundo o especialista, enquanto as mulheres costumam visitar ginecologistas desde cedo, criando o hábito do autocuidado, muitos homens resistem a procurar ajuda médica, mesmo com o avanço da idade.

“Esta iniciativa é uma oportunidade de colocar a saúde masculina em pauta. Muitos homens ainda buscam ajuda médica somente quando os sintomas já estão avançados. É preciso mudar essa realidade, pois essa resistência acaba sendo um grande inimigo à saúde. Os homens precisam entender que não há espaço para vergonha quando o assunto é viver mais e melhor”, reforça Nascimento.

Depois de infarto e AVC, as doenças urológicas são as que mais matam homens no Brasil e no mundo, especialmente aqueles acima dos 40 anos. Muitos casos poderiam ser evitados ou tratados com mais sucesso se houvesse uma cultura preventiva desde cedo, dando-se atenção especial ao aparecimento de problemas como fimose e varicocele, possíveis sinais de alerta futuros que devem ser acompanhados ao longo dos anos.

Sintomas como dor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen, incontinência urinária, dores ósseas, dor lombar ou pélvica, perda de peso sem explicação, feridas que não cicatrizam podem estar relacionados a cânceres de pênis, bexiga e próstata. Já nódulos indolores, inchaços, desconfortos no testículo ou escroto, sensação de peso no escroto e dor na região da virilha ou abdômen inferior são indicativos tumorais no(s) testículo(s). 

Atitude preventiva

Para prevenção, o médico destaca que, além das consultas regulares com o urologista, manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, são atitudes que ajudam a reduzir o risco de desenvolver câncer.

Assim, nesta data fica o convite para adoção de algumas medidas simples capazes de antecipar o diagnóstico, mitigar os riscos e aumentar as chances de curar de diversos tipos de tumores:

1.        Estimule o autocuidado e a prevenção;

2.        Combata e desmistifique o preconceito que impede muitos homens de procurar ajuda médica;

3.        Incentive a realização de exames periódicos e preventivos;

4.       Promova debates sobre saúde mental, masculinidade e bem-estar;

5.        Desconstrua a ideia de que cuidar da saúde é sinal de fraqueza;

6.       Mantenha exercícios físicos e uma alimentação saudável.

“Se detectados precocemente, esses cânceres têm altas chances de cura. Exames como o PSA, ultrassonografia e toque retal são fundamentais na prevenção. Mas, para isso, é preciso quebrar o preconceito e fazer os exames preventivos”, afirma o urologista do Hospital São Luiz São Caetano.

Hospital da Rede D’Or e primeiro da bandeira São Luiz fora da capital paulista, o complexo é referência em alta complexidade para a região do ABC Paulista. Comprometido com a excelência, a unidade possui tecnologia de ponta e equipe médica altamente qualificada, garantindo cuidado integral e seguro aos pacientes. Desde 2022, o hospital conta com a certificação da Joint Commission International (JCI), uma das principais acreditações internacionais de qualidade.

Sobre a Rede D’Or

Maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil, com presença em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Rede D’Or tem foco em atendimento humanizado, qualificação da equipe, adoção de novas tecnologias, sendo referência em gestão hospitalar e na prestação de serviços médicos.

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or conta com 79 hospitais, 55 clínicas oncológicas, serviços complementares, e investe em inovação e pesquisa clínica, por meio do IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

(Agência VFR)

Imagem Freepik

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Esportiva

Audiência Pública debaterá regra sobre ano de fabricação de carros de aplicativo

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro neste sábado no Sesc Araraquara

Show neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS