Dia do Circo (27) tem abertura de programação temática no Palacete das Rosas

0
74

Nesta quarta é comemorado o Dia da Circo, Secretaria de Cultura e Fundart realizam a abertura da Semana do Circo de Araraquara com Bonde das Batukera e Dalila Lamour

A 3ª Semana do Circo de Araraquara tem início nesta quarta-feira, 27 de março, data que é comemorado o Dia Nacional do Circo. Com o tema “Julieta Presente, Julieta Semente”, em homenagem à artista circense e cicloativista Julieta Hernández, a edição segue até o dia 07 de abril com atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

A abertura da 3° Semana do Circo será nesta quarta-feira, dia 27, no Palacete das Rosas, às 19h30. A programação apresenta Bonde das Batukera com “Batukeras cantam Julieta”, e a Cena “In Reflexos” e roda de conversa com Dalila Lamour (palhaça ZiggyFrida). Não é necessário ingresso: basta chegar e participar.

O Bonde das Batukera apresenta “Batukeras cantam Julieta” – uma apresentação de samba de coco de um grupo integrado por diversas mulheres e que faz uma apresentação em homenagem a Julieta, em companhia de palhaça ZiggyFrida convidada que dança, canta e interage com o grupo.

Aliás, Dalila Lamour interpreta a palhaça ZiggyFrida – a personagem da performance “In_Reflexo”, que convida a uma reflexão – de uma maneira bastante divertida – acerca da construção social do gênero feminino e de estereótipos de beleza que são apresentados, principalmente pelos meios de comunicação. Entre algumas experimentações, a palhaça é levada a indagar-se a si mesma sobre quem ela é, e como muitas vezes nos distanciamos de nossa essência ao tentarmos nos encaixar em alguns modelos.

Os organizadores da Semana do Circo, Bárbara Monteiro e Denis Pimenta, lembram que, após “In Reflexo”, Dalila Lamour realiza uma roda de conversa com os presentes, abordando o tema da performance e questionando: “para que servem esses modelos?”

O Palacete das Rosas (sede da Secretaria de Cultura e Fundart) está localizado na região central, ao lado da Prefeitura de Araraquara, na Rua São Bento, 794.

Mais programação – A oficina “Clownsciência de palhaçaria feminina” também é destaque na programação e será realizada no Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffioti no dia 07 de abril (domingo), com vagas disponíveis a mulheres e pessoas dissidentes que desejam explorar o mundo da palhaçaria de uma perspectiva feminista. As inscrições serão divulgadas em breve.

Antes, no dia 06 de abril, sábado, a programação conta com o Cortejo das Trisalhaças saindo do Palacete das Rosas em direção à Praça Pedro de Toledo, onde haverá diversas atividades. As Trisalhaças, com malabarismos, acrobacias, música e muita diversão, prometem emocionar o público neste cortejo que tem início às 10h30 no Palacete das Rosas. Já na Praça Pedro de Toledo, às 11h30 tem início a apresentação “Julieta Presente, Julieta Presente”, com números de artistas da cidade: “Mira”, com Maíra Baltazar; “Lavo aqui, lavo lá”, com Laís Justus; e “Esperando Julieta”, com Rian Santos e Rafael Campos.

Por fim, na noite do dia 06 de abril, no Palacete das Rosas, será apresentado o espetáculo “Escolhas”, às 20 horas, com palhaça Juliana Bordallo , com classificação para 12 anos e retirada de ingressos uma hora antes da apresentação.

Vale lembrar que a programação conta ainda, até maio, com a instalação “Julieta Presente” no Centro de Referência da Mulher e na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, com murais de grafite de Miss Jujuba, a palhaça de Julieta, além de um banner com a história da personagem e da mulher, assim como a escultura de bicicleta marcando a viagem eternizada de Julieta.

Ainda, a programação apresenta oficinas de circo atendendo o público das instituições: Centro de Ressocialização Feminino, Casa das Margaridas, Quilombo Rosa, Oficina das Meninas, e Centro de Referência da Mulher. As oficinas são: “Espalhando circo”, com Kleber Gregório; “Tecido acrobático – descobrindo as potencialidades do corpo”, com Salete Coelho; oficina de Malabarismo “Consciência corporal através do malabarismo”, com Lucas Furtado; e oficina de bambolê “Criando possibilidades bambolísticas”, com Maíra Baltazar.

Toda a programação é gratuita.

 SERVIÇO:

Abertura da 3° Semana do Circo “Julieta Presente, Julieta Semente”

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

Data: quarta-feira (27 de março)

Horário: 19h30

Atrações: Bonde das Batukera, Cena “In Reflexos” e roda de conversa com Dalila Lamour

 Programação gratuita

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.