Texto: J.G De Nardi
Na auspiciosa vivência do primeiro centenário de Rotary Internacional, para nossa alegria e entusiasmo renovado, nós da região de Araraquara ganhamos um valioso espaço neste prestigioso jornal. Destina-se a divulgar o Club, seu objetivo, sua organização, seus serviços e campanhas e aspectos gerais de suas ações no mundo inteiro.
Rotary é uma organização constituída por pessoas de ambos os sexos, oriundas das mais diferentes atividades profissionais, nacionalidades, raças e religiões, fortemente comprometidas na melhoria de sua comunidade, como caminho seguro para a busca da paz e da compreensão entre os povos.
Rotary não é uma entidade beneficente. É norteado pela filosofia de estimular e fomentar a sadia missão do servir, que se lastreia na promoção da melhoria da comunidade, na celebração do mérito de todas as profissões úteis, no desenvolvimento do companheirismo e, principalmente, na ingente busca do respeito e dignidade ao ser humano.
Seu lema é conhecido universalmente e se liga ao seu principal objetivo de servir – “dar de si, antes de pensar em si”. É ele que preside as ações comunitárias de cada clube e é ele que está presente até no mais alto de seus escalões, quando ostenta o privilégio de ser a única organização privada a participar do Conselho Comunitário da ONU, ao lado do UNICEF, discutindo e emprestando sua contribuição aos projetos humanitários dessa respeitável organização mundial.
Um exemplo marcante dessa contribuição é a participação imensa e ativa na campanha mundial de erradicação da Poliomielite, a Campanha Pólio Plus, que programa, após grandes campanhas de vacinação, o extermínio dessa enfermidade até o final do corrente ano.
O rotariano formado nesta filosofia do serviço é conhecido e identificado pela sua atuação permanente e desinteressada em benefício de sua comunidade, pelo envolvimento nas discussões e buscas de melhoria no seu exercício profissional ou atividade empresarial, sempre pautados por elevados princípios éticos, pela participação em favor da aproximação entre os povos e pela paz entre as nações, pelo respeito a pessoa humana, pelo aprimoramento das estruturas sociais.
Rotary congrega cerca de um milhão e duzentos mil rotarianos no mundo todo, divididos em 529 distritos: no Brasil são 38 distritos, com 2.100 clubes e 52 mil rotarianos.
A definição oficial do Rotary Club, dada em 1976 pelo Conselho Diretor do Rotary Internacional, assim é expressa: – “Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”.