Damiano participa de abertura da Semana de Políticas sobre Drogas e destaca importância das ações intersetoriais

Evento prossegue nos dias 26 e 27, com ampla programação realizada pelo Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), com apoio da Escola de Governo da Prefeitura

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, ressaltou ações positivas da administração do prefeito Edinho na prevenção e enfrentamento à drogadição na abertura da Segunda Semana Municipal de Políticas sobre Drogas.

O evento, nesta segunda-feira (24), no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, teve a participação por meio eletrônico da secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Rodriguez de Assis Machado.

“Nós temos em Araraquara o Consultório de Rua, que é um programa da Secretaria Municipal de Saúde, que atende as pessoas em extrema vulnerabilidade e grande parte delas estão envolvidas com a drogadição. Lançado no final de abril deste ano, já houve 426 atendimentos de pessoas em situação de rua e pelo menos 65 pessoas aceitaram sair da situação, retornando para a residências de parentes ou aceitando acolhimento ou tratamento em clínicas de reabilitação”, relatou Damiano Neto.

José Guilherme Cagnin, presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), órgão organizador da semana, destacou “a importância de uma frente ampla, para além do binômio polícia e saúde, abrangendo outras frentes como o esporte, a cultura, a educação e os direitos humanos’.

Marta Machado abordou um pacote de medidas para evitar a evasão escolar, fortalecer o ambiente escolar e os vínculos familiares com destaque para as famílias com filhos adolescentes. “É o começo de um pacote voltado para a prevenção e já estamos em diálogo com a Prefeitura de Araraquara”, disse a secretária.

Também o vereador Alcindo Sabino (PT) ratificou a importância do trabalho preventivo na rede escolar e um olhar para as mulheres que cuidam de jovens que fazem o uso abusivo de drogas.

O professor doutor Marcelo Tadeu Marin apresentou o painel Consumo de Drogas: a dependência e a certeza do estigma social. Em seguida, a terapeuta ocupacional StellaDia Dias discorreu o tema Práticas de cuidado no Caps-AD.         

Participaram do evento os secretários municipais Alexandre Pomponi (Segurança Pública), Nilson Carneiro (Mobilidade Urbana), a vereadora Fabi Virgílio (PT), o vereador João Clemente (PP) a coordenadora da Escola de Governo, Mônica Fernanda Favoretto da Silva

As atividades são abertas e gratuitas, tendo como público-alvo jovens cidadãos, acolhidos das instituições e egressos de medidas socioeducativas, profissionais de saúde básica, especializada e emergencial; profissionais da assistência social básica e especializada; estudantes de medicina; público LGBTQIA+; segurança

As atividades vão contar com certificados. Os interessados em participar das palestras que serão realizadas no dia da abertura e da palestra do dia 26 devem realizar inscrição no link https://forms.gle/GJgKJe17vE6mEfUJA

Confira a programação completa

II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas

Dia 26/06

12h – Aula aberta – Dependência química e recorte de gênero: o efeito das drogas no corpo feminino (Curso – Conhecendo para agir: informações para melhor enfrentar as consequências adversas das drogas sobre as mulheres). Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Marin (Coordenador do Grupo de Pesquisa PEnsAD/Unesp)

Mediadora: Grasiela Lima (coordenadora de políticas públicas para mulheres)

15h – Roda de conversa: Caminhos para Prevenção (Evento para alunos do EJA)

Local: Núcleo de Educação de Jovens e Adultos “Irmã Edith” (NEJA)

Palestrantes: Euzânia Andrade (Artista plástica, arte educadora e voluntária do Amor Exigente de Araraquara/SP); Milhem Bruscki (Terapeuta cognitivo comportamental)

19h – Palestra: A Comunidade Terapêutica, a reinserção social e os mecanismos de exclusão

Local: Auditório da Biblioteca Municipal – Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro

Palestrantes: Maiquel Gorin [Psicólogo especialista em Dependência Química e Saúde Mental (Universidade Federal do Rio Grande/FURG). Membro da FEBRACT. Secretário-executivo do COMAD/Campinas. Coordenador técnico da Comunidade Terapêutica masculina do Instituto Padre Haroldo]. Kellem Lopes da Rosa (Psicóloga especializada em Dependência Química e Saúde Mental. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. Atua no Instituto Padre Haroldo). Mediação: José Guilherme Cagnin

Dia 27/06

Local: Parque Infantil

Das 8h às 12h – Atendimento e Orientação: álcool e outras drogas

– Amor Exigente;

– CAPS AD;

– Comunidades terapêuticas Morada do Sol e AAVida

– Grupo do tabaco

– Consultório na Rua

– Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil (PAFE)

– CRM

– Centro Afro

– Centro da Juventude

– Centro LGBTQIAP+

9h30 – Apresentação de capoeira

10h: Saúde na Praça: Aula de Ritmos

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras de reforma e ampliação do CER do Selmi Dei I  

“Prefeitura nos Bairros”: confira o total atualizado de serviços realizados na edição 2024

Execução do plano de recapeamento que vai atender 40 bairros segue no Melhado

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

CATEGORIAS