Damiano Neto participa de encontro voltado para o incentivo de startups

0
287
Foto: Tetê Viviani
Start Araraquara, programa de aceleração de startups promovido pelo Sebrae, reuniu profissionais no Sest Senat
 
Nesta quinta-feira (23), o Sest Senat recebeu um encontro com o propósito de debater os detalhes do programa Start Araraquara, que é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). O vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho no evento.

O Start Araraquara é um programa de aceleração de startups que busca fortalecer o ecossistema inovador do município, explorando o que a cidade já tem e realizando conexões. Trata-se de um modelo orientado para empresas que estão em busca de crescimento, oferecendo suporte em definição do modelo de negócio, assessoria de investimento, mentorias e facilidades de infraestrutura. São 16 startups que serão aceleradas gratuitamente. Cada uma contará com um head de aceleração, que será responsável pela avaliação do desempenho, acompanhamento e direcionamentos sobre a jornada de aceleração. Os empreendedores também poderão se conectar com mentores especialistas para receber orientação sobre os desafios enfrentados para o crescimento.

O evento desta quinta foi o “kick off” do programa, que contará ainda com dois meetups por mês, até agosto, além de um demoday. Cada ação será na estrutura de um parceiro, para que os participantes conheçam a estrutura da cidade e tudo que já temos para oferecer. Os parceiros do programa, que são Uniara, Unesp, Fatec, IFSP, Lupo, Digital Innovation One, Moura Informática e o Sistema S (Sesi, Senai e Senac), contaram com representantes, que puderam explicar sobre suas ações voltadas para o incentivo do empreendedorismo inovador.

Para Damiano, a atividade teve uma grande importância para o setor de empreendedorismo de Araraquara e região, assim como foi fundamental para fortalecer ações que estimulem o desenvolvimento econômico. “Quero agradecer a todos que construíram essa parceria para fortalecer o Start Araraquara, uma ação do Sebrae aplicada regionalmente, e que, sem dúvidas, terá muito mais frutos com o empenho de todos os envolvidos no projeto”, analisou.

O vice-prefeito salientou também o empenho da Prefeitura em garantir o estímulo à criação de novas startups na cidade. “A parceria entre o Sistema S, as Universidades, empresas da nossa cidade e Prefeitura demonstra o compromisso de todos nós para com as startups, assim como seu processo de aceleração. Então, nesse momento, quero reiterar mais uma vez o compromisso da administração municipal com os programas de fortalecimento e estímulo às startups, pesquisas científicas e avanço tecnológico”, completou.

Marina Ribeiro, coordenadora de Justiça da Prefeitura, falou sobre os diferenciais do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, iniciativa que tem o propósito de apoiar pesquisas promissoras, com potencial de inovação, em qualquer área do conhecimento. “Considerando o potencial de geração de riqueza que pode advir de tais iniciativas produtivas, revela-se não só necessário, mas igualmente estratégico, que a atuação dos governos se dê de forma a fornecer ambientes favoráveis e de fomento a tais iniciativas, em verdadeira concretização ao fundamento constitucional do trabalho e da livre iniciativa”, apontou.

O gerente regional do Sebrae, Luiz Andia Filho, agradeceu aos parceiros do programa. “São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, inclusive o edital de apoio financeiro às startups lançado pela Prefeitura”, disse o gerente.

Programa municipal

O Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidos em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. O programa, que visa ao estímulo à criação de ambientes de inovação e ao estabelecimento de negócios inovadores em âmbito municipal, tem por objetivo a atração e a retenção de talentos, visando à expansão da geração de conhecimento no Município. Confira todos os detalhes do programa no site www.araraquara.sp.gov.br/startups.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.