O Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo) está distribuindo, gratuitamente, 300 mil cartilhas relativas a custos de produtos, com o objetivo de auxiliar os empresários a organizar suas contas.
As cartilhas fazem parte da primeira etapa do projeto Ação Sebrae para uma Empresa Mais Competitiva e estão sendo enviadas pelos Correios aos clientes cadastrados no Sebrae em São Paulo. Em Araraquara, elas estão sendo distribuídas diretamente aos micro e pequenos empresários no escritório local.
Limite
De acordo com uma pesquisa do Sebrae, 86% dessas empresas desconhecem as técnicas de formação dos custos de seus produtos. Essa falha pode levar as empresas a fixar preços em bases irreais, o que aumentaria oas riscos de descapitalização e contribuiria para elevar ainda mais o índice de “mortalidade”.
Com o material, o Sebrae busca, também, diminuir o índice de micro e pequenas empresas que não conseguem sobreviver durante cinco anos de funcionamento – 71% não conseguem ultrapassar esse período. (EAS)