As aulas dos Cursinhos Populares, promovidos pela prefeitura municipal em convênio com a Unesp, tiveram início na semana passada.
Durante o ano letivo, que vai até 30 de novembro, os participantes do projeto serão orientados por 42 graduandos da Unesp e oito docentes. Além de aprender todos os assuntos que serão cobrados nos vestibulares, eles serão submetidos a simulados para que possam testar seus conhecimentos.
De acordo com o gestor de projetos da Secretaria da Educação, Francisco de Paiva Lima Neto, a Secretaria da Promoção Social irá fazer uma avaliação dos estudantes mais carentes para fornecer gratuitamente passes escolares.
Para conseguir esse benefício, é imprescindível que o vestibulando more, no mínimo, a dois quilômetros de distância do estabelecimento de ensino onde estuda, no caso dos Caics Vale do Sol, Selmi Dei ou Escola Municipal do Jardim Eliana.
Um total de 80 das 160 vagas preenchidas este ano foram destinadas a jivens e adultos carentes assistidos pela ONG Filadélfia, através de uma parceria com a administração municipal. Eles assistem as aulas na Igreja Presbiteriana da Vila Xavier.
Ampliação
A prefeitura inaugurou as obras de ampliação dos prédios das escolas municipais de Ensino Fundamental Caic “Ricardo C. de Castro Monteiro”, no Parque Residencial Vale do Sol, e “Henrique Scabello”, no Parque das Hortênsias.
Segundo a secretária da Educação, Sônia Irene do Carmo, o número total de vagas foi ampliado para cerca de 500 em cada um dos estabelecimentos de ensino.
Em ambas as escolas, foram construídas 12 novas salas de aula, prédio da administração e sanitários. Na “Ricardo C. de Castro Monteiro”, também foi feito um campo de futebol, enquanto na “Henrique Scabello”, um tanque de areia para recreação e um Centro de Convivência Escolar.
O custo aproximado das obras foi R$ 731 mil.