N/A

Crianças do interior no litoral

Uirá Fernandes (*)

Foi lançado pelo Governador Geraldo Alckmin o Programa Caravanas do Conhecimento, o antigo Interior na Praia, colocado em prática pela primeira vez durante a gestão do governo Montoro.

Está de volta um dos maiores programas de turismo educacional realizado pelo governo do estado, mobilizando 126 mil crianças de 1984 a 1990.

Em janeiro de 2004, o programa pretende atingir cerca de oito mil alunos de 9 a 11 anos de idade da Rede Oficial de Ensino Municipal e Estadual. A viagem das crianças se iniciará sempre às segundas-feiras com retorno previsto para as sextas.

O Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento do Estado, assume a coordenação geral do Programa que tem como objetivo principal fazer com que as crianças, que nunca viram o mar e que por recurso próprio, não teriam oportunidade de conhecer o litoral, entrem em contato com os diferentes ecossistemas, a serra do mar e suas referências históricas, geografia, física, ciências, ecologia, etc, promovendo o lazer conjugado à educação informal alternativa, seguindo o princípio do “aprender brincando”, deixando acontecer a educação fora da sala de aula.

O programa Caravanas do Conhecimento proporciona às crianças novas e enriquecedoras vivências, permitindo que experimentem emoções completamente desconhecidas, de grande repercussão sobre suas mentes e de benéfica influência em seu futuro.

Acompanhadas de monitores preparados para transmitir conhecimento de maneira informal aos alunos em trânsito, elas aprenderão brincando sobre relevo, topografia, vocações e dificuldades regionais.

As prefeituras do interior serão as cidades visitantes, responsáveis pela seleção de monitores e o transporte. O alojamento, a alimentação, a programação de atividades, segurança e saúde, são de responsabilidade das prefeituras do litoral, as cidades hospedeiras e de outras secretarias envolvidas.

Para a organização e implementação do Programa, serão formadas comissões municipais com representantes das áreas de educação, esportes, turismo, promoção social, saúde, fundo de solidariedade e entidades locais, além do apoio do Cepam, de diversas secretarias estaduais.

As escolas da Rede Oficial de Ensino serão adaptadas para receber as crianças. Serão oferecidos bonés, camisetas, cartazes, faixas e colchonetes, assim como cardápios adequados com café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

As Cidades Hospedeiras terão ainda um Coordenador, responsável pela programação cultural, histórica, turística, esportiva e de lazer, sintonizada com a faixa etária das crianças.

(*) É da Assessoria de Imprensa do Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – Fundação Prefeito Faria Lima.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bibliotecas Municipais mantém o horário de funcionamento no mês de março

Fatec Araraquara abre inscrições para Curso de Inclusão Digital

Atenção, Araraquara!

Previsão do tempo para o Carnaval: Defesa Civil alerta para altas temperaturas em SP

Vamos ler mais?

CATEGORIAS