Coordenadora de Políticas Étnico-Raciais comemora sucesso do “Novembro Negro”

0
154
Inauguração centro Matrizes Africanas _ Ministra Anielle Franco
Programação diversificada contribuiu para a reflexão de que a consciência negra precisa ser praticada todos os dias e não só em novembro


No último sábado (2) foi concluída a edição 2023 do “Novembro Negro”, programação desenvolvida em alusão ao Mês da Consciência Negra e promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Étnico-Raciais com o objetivo de despertar para reflexão e envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.

Com o tema “Até onde vai o seu racismo?”, a programação contou com uma ampla agenda de atrações, com destaque para a visita da ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco na inauguração do Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente”, obra eleita como prioridade na Plenária da População Negra do Orçamento Participativo (OP). As atrações musicais também enriqueceram a programação, com destaque para os três dias de shows gratuitos no Cear, onde Teresa Cristina, Rincon Sapiência, Mariene Castro, Seu Jorge e artistas pratas da casa comandaram a diversão.

A programação ainda teve escada antirracista na Câmara Municipal, Ciclo de Formação Aquilombamento Aqualtune, exibição de documentários comentados, Samba com Consciência em três pontos da cidade, comemoração pelo Dia da Umbanda, atividades de letramento racial e a tradicional Marcha da Consciência Negra, que novamente foi unificada com as ações dos 21 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas e a Marcha do Dia Internacional da Memória Trans. A agenda também foi marcada por homenagens, como o Prêmio Zumbi dos Palmares concedido à goleira Luciana, o Prêmio Dr. Laphayette Alves entregue à advogada Drª Rosimeire Motta e o Título de Honra ao Mérito ao músico Carlos Alberto do Amaral.

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, destacou que a programação cumpriu seu objetivo de promover a reflexão. “O maior Novembro Negro, sem dúvidas, entrou para a história de Araraquara, pois desde o início entregamos para a cidade uma programação múltipla, variada, onde acentuamos debates que chamassem a atenção para o real significado do mês. Durante todo o mês, tivemos um público diverso com todas as faixas etárias sendo contempladas e todos os tons de pele, o que garantiu que nosso maior propósito fosse alcançado, a integração social e racial consciente. Os shows selaram de maneira muito especial todas as atividades, com um lindo público e belíssimas apresentações. Iniciamos o mês com a provocação ‘Até onde vai o seu racismo’, justamente para que a população pudesse despertar a reflexão em cada ação e que as pessoas procurassem em si as respostas. Agora com a finalização, se conseguimos atingir uma pequena camada a obterem essa resposta e uma outra parcela a limitar para que o racismo não vá a lugar algum, já foi muito válido e assim é só ressaltar que a consciência negra precisa ser praticada todos os dias e não só em novembro”, comentou.

 
Novembro Negro no Brasil

O mês de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20, data em que foi assassinado Zumbi dos Palmares no ano de 1965, líder quilombola e símbolo nacional da luta pela liberdade do povo negro. O mês é referência para atividades de resistência e de luta do povo negro, tão massacrados em diversas esferas da sociedade. Além de Zumbi dos Palmares, a data remete a força de negros e negras como Carolina Maria de Jesus, Luiz Gama, Marielle Franco, Moa do Katendê, Tereza de Benguela, Dandara dos Palmares, Aqualtune, entre outros símbolos de resistência e antirracismo. Neste mês, as atividades de luta do Movimento Negro e de diversos setores organizados em todo o pais reafirmam o orgulho da identidade negra.
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.