Coordenador destaca adesão da população nas primeiras plenárias do OP 2022

0
518
Orçamento Participativo contou nesta semana com três plenárias marcadas por debates produtivos para eleger os temas propostos
 

Após o sucesso da primeira plenária do Orçamento Participativo, realizada no último dia 17 no Centro de Educação e Recreação (CER) Zilda Martins Pierre, no Jardim Paraíso, que definiu a educação como tema prioritário, o programa retornou nesta semana com três plenárias que foram marcadas por debates produtivos para eleger os temas propostos de cada sub-região.

Na noite da última segunda-feira, dia 21, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ruth Cardoso, do Jardim Maria Luiza, reuniu aproximadamente 40 representantes da Sub-Região 2 da Região 1, que elegeram como prioridades os temas Obras e Serviços e Meio Ambiente.

Na quarta-feira, dia 23, a sede da Associação de Justiça de Araraquara (AJA), na Chácara Flora, recebeu a plenária da Sub-Região 3 da Região 1 e, com a participação de 22 pessoas, foi eleito como temas prioritários Obras e Serviços e Saneamento Básico.

As reuniões da semana foram concluídas com a plenária da Sub-Região 1 da Região 2, que foi realizada na noite de quinta-feira, dia 24, no CER Profª Eunice Bonilha Toledo Piza, no Jardim Brasília. Com a presença de 91 moradores da região, os temas eleitos foram Educação e Saúde.

O coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy, comemorou a adesão e o engajamento do público nessas primeiras plenárias e prevê um crescimento ainda maior do programa. “Mesmo com todos os problemas que enfrentamos durante a pandemia, a alta nos preços dos materiais, os lockdowns e as paralisações que tivemos, as obras continuaram, deram continuidade, e hoje vemos o avanço e o sucesso do OP com todas as plenárias lotadas, com debates acalorados e bastante disputas entre os munícipes para poder avançar no desenvolvimento do seu bairro, da sua região e até mesmo da sua rua”, apontou.

O OP 2022

O Orçamento Participativo 2022 foi lançado no último dia 11 em uma solenidade realizada no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. O OP foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Desde o retorno do programa, há cinco anos, foram 135 reuniões, com 55 obras eleitas, 27 obras entregues e R$ 70 milhões investidos nas obras e nos programas entregues e em andamento.

As plenárias do OP 2022 tiveram início com a fase sub-regional, que engloba 27 reuniões. Depois serão 11 plenárias regionais e 7 plenárias temáticas (Mulheres, Igualdade Racial, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade). A última plenária será em 7 de julho. Todo o calendário de plenárias está no site da Prefeitura pelo link www.araraquara.sp.gov.br/programas/op.

Nas plenárias sub-regionais (divisões dentro de uma mesma região), os principais temas que devem ser priorizados pela Prefeitura (Saúde, Educação, Esportes, Obras, por exemplo) são escolhidos pela população. É nas plenárias regionais e temáticas que são escolhidas as obras e os programas específicos a serem realizados pelo governo.

 
Próxima plenária

A próxima plenária do Orçamento Participativo será válida pela Sub-Região 2 da Região 2 e está marcada para a próxima quinta-feira, 3 de março, às 19h, na Associação de Atendimento Educacional Especializado, que fica na Rua Mondo Archimedes nº 620, Jardim Aclimação.
 

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.