N/A

Cooperativa pode ser saída para combate ao desemprego

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o desemprego no país foi de 12,3%, em média, no trimestre encerrado em maio. Ou seja, cerca de 13 milhões de pessoas estão atrás de uma nova oportunidade de trabalho. Essa busca por uma ocupação já fez também com que a categoria dos trabalhadores por conta própria batesse um recorde histórico, chegando a 24 milhões de pessoas no mesmo período um crescimento de 5% em comparação com o mesmo trimestre de 2018. O que muitas pessoas ainda desconhecem é que a criação de uma cooperativa pode ser também uma opção para driblar o desemprego e a informalidade.

"Pessoas que atuam num mesmo ramo podem se juntar para constituir uma cooperativa.

Essa união torna o negócio muito mais organizado e competitivo, com chances de voos maiores. "Com todas as vantagens que o sistema cooperativista oferece, como: gerir o próprio negócio, rateio de despesas e ganhos por produtividade", diz Edivaldo Del Grande.

COMO FAZER?

Para uma cooperativa ser constituída é preciso mínimo de 20 pessoas, com exceção das cooperativas de trabalho que podem ser formadas com pelo menos sete cooperados. É necessário também um registro na OCE/OCB, ter o acompanhamento de um contador, inscrição estadual e alvará de funcionamento, entre outras obrigações.

(Ex-Libris Comunicação Integrada. (11) 3266-6088 ramal 223 / 97682-4686. Jornalistas: Marco Berringer, Edmir Nogueira e Edgard Léda)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Esportiva

Audiência Pública debaterá regra sobre ano de fabricação de carros de aplicativo

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro neste sábado no Sesc Araraquara

Show neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS