N/A

Consumo consciente

Reinaldo Domingos (*)

Os juros bancários em nosso país serão menores nos próximos meses porque o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estão anunciando um corte “agressivo” nestas taxas de suas linhas de crédito tanto para o consumidor, como para as empresas. Essas reduções correspondem à cobrança do Governo Federal por juros mais baixos nos bancos públicos, o que força instituições privadas a fazerem o mesmo para manterem a competitividade.

A notícia é boa e mostra uma tendência que no futuro teremos menores taxas de juros, e com isso menor impacto no bolso. Mas é preciso registrar que a redução de juros por si só não resolve a verdadeira causa do problema dos endividados e inadimplentes, apenas ajuda no pagamento de menos juros. É necessário criar novos hábitos e costumes de como lidar com o dinheiro e descobrir o caminho que o mesmo percorre. É frequente sairmos pela manhã com dinheiro na carteira e quando retornamos para casa, nos perguntamos: onde foi parar meu dinheiro? Para tanto é imprescindível inserir a educação financeira junto às famílias e em especial, para nossas crianças e jovens nas escolas do ensino básico.

Pensemos no que ocorre nos Estados Unidos, os juros praticados são infinitamente menores que os praticados no Brasil e o resultado é alarmante, uma vez que grande parte da população americana encontra-se endividada. Portanto, o fato do Brasil reduzir as taxas de juros nas linhas de créditos tem que ser visto como grande preocupação, já que a probabilidade do aumento no consumo impulsionado pelos juros mais baixos poderá levar grande parte de nossas famílias ao endividamento e muito próximas da inadimplência.

Não podemos criticar o sistema financeiro, aliás, a mercadoria dos bancos é o dinheiro, captando recursos com aplicadores e emprestando para os que necessitam. Isso é plenamente normal e devemos entender que nada mais é que um negócio como outro qualquer, compra por um valor e vende por outro, simples assim! Temos que aprender a ser donos de nossa vida. Sempre digo que nosso futuro é construído pelas atitudes do presente, por isso temos que respeitar o dinheiro ganho com nosso trabalho. Enfim, é preciso saber que quando uma pessoa pede dinheiro emprestado ou compra um produto a prazo estará pagando juros e com isso deixando de realizar outros desejos e sonhos. Em nossa vida fazemos escolhas e o melhor neste momento é escolher uma vida mais saudável e sustentável financeiramente.

Um passo importante para aproveitar esta redução é saber primeiramente em que situação se encontra, endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Qualquer que seja a situação é preciso ter pleno domínio do dinheiro que entra e do dinheiro que sai e, com isso, saber direcionar com consciência o dinheiro que passa por nossas mãos. O segredo é saber represá-lo para nossos sonhos.

(*) É educador e terapeuta financeiro – www.dsop.com.br

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Grande Carnaval na Bento de Abreu “Tradição da Alegria” encerra a programação de Carnaval na terça-feira (04)

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Espetáculo de circo neste sábado no Sesc Araraquara

Oficina “Personagens minecraft de papelão” neste sábado no Sesc Araraquara

Carnaval neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS