Araraquara poderá contar, em setembro, com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Arqueológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Urbanístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara – COMPPHARA.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, arquiteto Luiz Antônio Nigro Falcolski, “com o envio da revisão na nova lei para a Câmara Municipal, será possível instalar a Comissão do Conselho de Patrimônio na cidade.”
Falcolski comenta que a Semana do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Araraquara, realizada neste agosto, obteve grande participação da prefeitura municipal, da mídia impressa e eletrônica e sobretudo da população.
Com a realização da semana, muitas propostas foram elaboradas, como a constituição de desenvolvimento de programas de trabalho nas áreas temáticas abordadas no seminário, bem como, propostas para elaboração de um programa de revitalização e conservação dos bens patrimoniais tombados.
Entre as propostas, a criação de um inventário municipal dos bens culturais, materiais e imateriais da cidade, contemplaria o tombamento de outros acervos culturais históricos e arquitetônicos da cidade.
O secretário destaca como uma importante proposta a ampliação de parcerias com outras instituições da sociedade e com ONGs (Organizações Não Governamentais), que atuam na área de patrimônio e também a aproximação de convênios e parcerias com o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado).
Outro destaque dos resultados obtidos, foi a necessidade de formação e capacitação de profissionais que possam atuar na área de patrimônio, como os restauradores.
A Semana do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Araraquara será reeditada em 2004, antecedendo o dia do patrimônio histórico, comemorado em 17 de agosto. Os anais do encontro, constituídos de palestras, debates, propostas e resultados poderão ser publicados em breve.