Confira as feiras de artesãos e empreendedores do final de semana

0
79

Cinco feiras agitam a programação da cidade no final de semana: Boa Vizinhança, Tô em Casa, Choro das Águas, Pôr do Sol e Quem Garimpa Acha

Diversas feiras de artesãos e empreendedores movimentam o final de semana em Araraquara. A programação se inicia na sexta-feira (08) e segue até domingo (10), com entrada gratuita e participação de artesãos da cidade e região.

As feiras são realizadas por coletivos da cidade com o apoio da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, ligada à Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo; ainda, a programação cultural dos eventos é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Na sexta-feira (08) tem a Feira da Boa Vizinhança na Praça do Parque das Laranjeiras, das 16h às 21h; no sábado é a vez da Feira Tô em Casa no Parque Infantil, das 10h às 19h; enquanto no domingo serão realizadas 3 feiras: no Choro das Águas, na Praça do Daae-Fonte Luminosa, a programação tem início às 16h; e a partir das 17h tem o Encontro de Brechós Quem Garimpa Acha, na Praça Pedro de Toledo e, também, o aniversário de 6 anos da Feira Pôr do Sol, na Praça das Bandeiras.

Confira mais sobre a programação:

–    Sexta-feira (08)

16h às 21h: Feira da Boa Vizinhança

Local: Praça Alexandra Haddad Fakhouri (Rua Antenor Borba, 279-349 – Parque Laranjeiras)

A 2ª edição da Feira da Boa Vizinhança, das 16 às 21h, será realizada na Praça Alexandra Haddad Fakhouri no Pq. das Laranjeiras-Jd. Universal. De acordo com Mayra Carvalho, organizadora da feira, esta será uma grande feira de Educação Ambiental – vale lembrar que as atividades fazem parte do mestrado da organizadora da feira.

Nesta pegada de Educação Ambiental, a programação conta com a participação da Comissão Municipal de Educação Ambiental, orientando sobre: preservação da floresta paludosa; informativos sobre a importância das bacias hidrográficas; animais peçonhentos; problemas oriundos do descarte incorretos de resíduos e sobre queimadas urbanas; importância da preservação de nascentes e matas ciliares. Também, o PAFE (Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil) das Ciências Farmacêuticas da UNESP, participa com: aferição de pressão e orientações sobre hipertensão; teste de anemia; estande de educação sexual e fitoterápicos.

Ainda, as atividades contam com: conscientização do descarte correto de medicamentos com a Unesp (Ecomeds), oferta de empregos voltado para mulheres com a Viação Paraty; orientação e cadastro de cursos para mulheres com o Sest/ Senat; e recolhimento de resíduos eletroeletrônicos com Caibar Schutel, das 16h às 18 horas.

Mayra destaca a arrecadação de alimentos e também o sorteio dos prêmios. “Vamos arrecadar alimentos e sortear mais de 30 prêmios ao todo para quem participar. Terá como prêmio: massagens, drenagens, corte e escova, hidratação, designer de sobrancelhas, além de sorteios de vários itens e produtos que vão ser vendidos na feira.”

Ainda, a Feira da Boa Vizinhança terá as oficinas de compostagem em parceria com a Minhocaria e também a oficina de reutilização de materiais com Mayra Carvalho, além de aula de ritmos em parceria com o Prof. Edu (Flávio Eduardo).

A programação da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart leva ao evento: contação de história com Luana dos Santos, às 19h; e também show musical com o samba do grupo Batukada de Primeira, às 20h.

A contação “Para pensar a diversidade”, com Luana Santos, é uma adaptação inspirada no livro “O Segredo das Tranças e Outras Histórias Africanas”. O objetivo é também incentivar a reflexão sobre raízes africanas e afro-brasileiras. Utilizando a tradição oral, a narrativa destaca vivências, tradições e culturas, proporcionando uma compreensão das riquezas da diversidade cultural e incentivando um diálogo inclusivo sobre temas relevantes para a sociedade atual.

Por fim, o grupo Batukada de Primeira apresenta um show vibrante, com samba, MPB e pagode. O grupo promete grandes sucessos, numa noite bastante animada. Gonzaguinha, Tim Maia, Fundo de Quintal, Jorge Aragão são alguns dos nomes que aparecem no repertório do Batukada de Primeira.

–     Sábado (09)

10h às 19h: Feira Tô em Casa                                          

Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

Sábado (09) tem a Feira Tô em Casa com edição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, das 10h às 19 horas, no Parque Infantil, na região central.

O público poderá apreciar os trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que passam por: decoração, culinária, beleza, brinquedos, artesanato, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia.

Além dos produtos, haverá muita diversão com o Karaokê aberto ao público. O Parque Infantil está localizado na Rua São Bento, entre as Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo.

–   Domingo (10)

16h: Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 – Vila Harmonia – próxima ao Gigantão)

Domingo é a vez da feira do Choro das Águas, na Praça do Daae, das 16h às 20h. Vale destacar que a programação variada realizada para toda a família pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

O Choro das Águas tem início com a feira de artesanato que reúne empreendedores e artesãos de Araraquara e região, com trabalhos manuais bem elaborados e que são fonte de renda para muitos expositores.

Ainda, a programação apresenta: recreação infantil com a oficina de arte, reciclagem e jardinagem “Plantando um pé de quê?”, com Mariana Basso e Daniel Amaral, às 17h; e show de rock com a banda Crockodilo Rock às 18h.

17h às 22h: 6 anos de Feira do Pôr do Sol

Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

A Feira do Pôr do Sol comemora 6 anos de atividades neste domingo, das 17h às 22h, na Praça das Bandeiras. Artesanato e gastronomia marcam a festa realizada com o apoio da Coordenadoria de Economia Criativa, e também das secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente e Cultura-Fundart.

A oficina “Carimbada”, às 19h, com Gabriella Rodrigues, realizará a produção de carimbos com materiais simples como barbantes, EVA, papelão, entre outros itens do dia-a-dia. Com os carimbos prontos, tem início as carimbadas em folha sulfite com auxílio de tinta guache, compondo assim as obras visuais feitas com os carimbos.

Todos os materiais necessários serão disponibilizados no momento da atividade sem nenhum custo. Esta atividade tem como objetivo elaborar de maneira rápida e simples ferramentas artísticas que servem ao aprendizado das artes visuais e ao fomento da criatividade, utilizando o carimbo de maneira lúdica, experimental e livre. Gabriella Rodrigues é educadora de arte e teatro nas Oficinas Culturais Municipais, desde 2022, além de integrante do grupo Seu Edgar Teatro & Cia (@seuedgarteatro).

A banda de rock Main Station fecha a programação com show às 20h, com interpretações do rock ao pop e com algumas pitadas de blues. O show apresenta versões irreverentes, fazendo uma ponte entre a tradição e a modernidade.

The Beatles, Creedence, Elvis Presley, U2, Harry Styles, P!nk, Red Hot Chili Peppers, Coldplay e Kings of Leon são alguns dos grandes nomes que formam o repertório.

17h às 22h: Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha”

Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

O Coletivo Quem Garimpa Acha realiza o Encontro de Brechós na Praça Pedro de Toledo, neste domingo, das 17 às 22 horas. Esta feira de brechós e moda circular e sustentável de Araraquara traz a oportunidade de se vestir e presentear de forma mais sustentável, com expositores que destacam os brechós e as marcas de upcycling de Araraquara e região.

O Encontro de Brechós apresenta mais de 70 expositores de brechós, gastronomia, cuidados pessoais, artesanatos – entre outros.

O duo Vintage Pop, com Morgana Kurmann e Cleber Shimu, é atração do encontro, com show musical às 20 horas e apresenta versões criativas e inusitadas para grandes hits da música pop e do rock, imprimindo influências do blues, rockabilly, soul e jazz.

No repertório, Amy Winehouse, Janis Joplin, The Beatles, Maroon 5, a-ha, Queen, Marina Lima, Adele, Oasis, Barão Vermelho, Bon Jovi, Rita Lee e mais.

A Praça Pedro de Toledo está localizada na Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7, no Centro de Araraquara.

Programação gratuita

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.