Confira as atrações musicais da Festa do Trabalhador

0
201
Nayara Inorro (sertanejo)

Além do cantor Chico César, Festa do Trabalhador contará com 5 atrações músicas da cidade, “pratas da casa”, selecionadas por meio de edital

Chico César é o grande nome da Festa do Trabalhador “Araraquara: Morada da superação e da união”, na próxima segunda-feira, 1º de maio, na Praça Scalamandré Sobrinho, com o show “Vestido de Amor”. O evento gratuito realizado pela Prefeitura de Araraquara terá início às 14h30 e contará com a participação de cinco atrações musicais da cidade, selecionadas por edital da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

Nayara Inorro será a representante do sertanejo, já Matte foi o selecionado entre os artistas do Rap (Hip Hop), Tocaya é o nome representante da música eletrônica (DJ), enquanto Lucy e os Astronautas chegam com rock nacional, e, para finalizar, o Samba do Mestre Irá retrata o samba e a MPB da cidade.

Os shows, com 40 minutos cada, terão início às 14h30 e terão classificação livre para todas as idades. Confira mais informações sobre os artistas “pratas da casa” no final dessa matéria.

A Praça Scalamandré Sobrinho está localizada na Rua Mauro Pinheiro, s/nº, na Vila Ferroviária, em frente à Arena da Fonte.

Artistas “pratas da casa” – Festa do Trabalhador:

–    Nayara Inorro (sertanejo)

Nayara Inorro, cantora e violonista do gênero sertanejo, apresenta músicas que foram clássicos do sertanejo na década de 90, além de introduzir jovialidade à apresentação com músicas de artistas renomados do sertanejo universitário atual. A apresentação busca despertar emoções, sensações e sentimentos a quem assiste, além de trazer diversão.

O show apresenta músicas que foram sucessos sertanejos de cantores como Almir Sater, Roberta Miranda, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Bruno e Marrone e outros. Além disto, a artista traz um repertório que introduz jovialidade à apresentação, com músicas de artistas renomados atuais, como: Marília Mendonça, Maiara e Maraísa, Jorge e Mateus – entre outros.

As músicas são apresentadas na formação de banda, com os instrumentos: sanfona, bateria, contrabaixo e violão. Nayara se apresenta com: Lenon de Araújo, sanfoneiro há mais de 15 anos; Gabriel Santos Ramos, baterista e professor de música; e Gabriel Campos tocando contrabaixo.

Matte (Rap)

O show do cantor Matte traz uma energia surreal. Com músicas agitadas, o cantor de Rap, do Cecap de Araraquara, é uma nova promessa do estilo Trap/R&B, trazendo diversificação para esse gênero que está cada vez mais crescendo no Brasil.

Na música desde os 11 anos, Matte começou se apresentando em uma banda marcial, além de tocar bateria em grupos de igreja e já fazer suas primeiras rimas para trabalhos escolares. Suas referências passam por Michael Jackson, Chris Brown, Roddy Ricch, Travis Scott – entre outros – e trazem um pouco dessas melodias para agradar o seu público.

Desde 2016, o músico foca no profissionalismo, a fim de apresentar pra juventude um pouco de um dos elementos da cultura Hip Hop.

DJ Nass e Vitor The Dancer, além da sua equipe, estão junto com Matte em suas apresentações, a fim de levar uma experiência musical única para o público.

Tocaya (DJ)

Em uma abordagem alegre e acessível, a proposta da Tocaya para a Festa do Trabalhador é uma performance musical da dupla de DJs: Jônatas Micheletti e Nat Rozendo. Em formato digital, a discotecagem apresenta um repertório de canções populares que exaltam a união dos trabalhadores e do povo, bem como a superação dos desafios cotidianos, de um jeito divertido e dançante.

Em atividade desde 2017, Tocaya é uma festa de música brasileira e um projeto itinerante, tendo passado por diversos espaços, tanto públicos como privados, com a missão de espalhar arte, música e movimento.

–   Lucy e os Astronautas (rock nacional)

A banda Lucy e os Astronautas leva para a Festa do Trabalhador um show-tributo a Rita Lee e Raul Seixas, dois dos maiores ícones do rock nacional.

Antropofágicos, Lucy e os Astronautas adicionam o tempero e jeito brasileiro de fazer música à formação de trio instrumental clássico de rock’n roll, composta por bateria, baixo, guitarra, arranjos vocais com destaque para as interpretações marcantes e performáticas da cantora e atriz Lu Mani que também faz a narrativa contextualizando os roqueiros homenageados.

O grupo é formado pelos músicos: Lu Mani (vocal/Percussão), André Peres (guitarra/vocal), Anderson Senapeschi (baixo, violão) e César Marélo (bateria/percussões/vocal).

Os integrantes são músicos conhecidos regionalmente, todos com mais de vinte anos atuando profissionalmente, e que, ao longo desses anos, já realizaram juntos diversos trabalhos musicais na cidade de Araraquara, e, por quase todo o interior paulista, também em diversos estados brasileiros em entidades como SESC, SESI, Clubes, Prefeituras, Bares, etc.

–     Samba do Mestre Irá (MPB e samba)

O projeto “Samba do Mestre Irá” busca transmitir a mensagem da aproximação do samba raiz com os trabalhadores, os quais foram protagonistas no universo desse ritmo para que essa cultura se tornasse identidade nacional.

Este fato levou alguns sambistas a serem considerados “operários do samba”, por suas contribuições e resistência nos processos de transformação e perpetuação dessa cultura tradicional.

Na história do samba, muitos compositores procuraram expressar as condições dos trabalhadores e também homenageá-los através de canções que se tornaram históricas, assim, para esta apresentação, foram escolhidos sambas como, “Samba do trabalhador” de Martinho, “Despejo na Favela” de Adoniran, “Menor Abandonado” de Zeca Pagodinho, “Canto das Três Raças” de Clara Nunes, “Minha Filosofia” de Aluísio Machado, entre outros.

A apresentação conta com o grande músico Eloi Brito, no violão; Rickinho Fidelis na percussão; Mateus Rodrigues no cavaquinho; e é comandada pelo grande sambista da velha guarda de Araraquara, Mestre Irá, o qual carrega em sua forma de cantar características do samba raiz que não se encontram nas interpretações atuais.

SERVIÇO:

Dia do Trabalho

– Show com Chico César e + atrações: Nayara Inorro (sertanejo), Matte (Rap), Tocaya (DJ), Lucy e os Astronautas (rock nacional) e Samba do Mestre Irá (samba e MPB)

Local: Local: Praça Scalamandré Sobrinho (R. Mauro Pinheiro, s/nº – Vila Ferroviária)

Data: 1º de maio (segunda-feira)

Horário: a partir das 14h30

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.