Marilene Volpatti
Desânimo, pessimismo e baixo astral são sentimentos controláveis. Qualquer um pode enxergar o lado bom da vida. Basta querer. E querer, é poder!
Especialistas defendem que uma atitude positiva é um santo remédio na luta contra doenças graves. Para dar exemplo, descobriram que pessoas com forte dose de esperança tendem a saber mais sobre câncer e a se prevenir efetivamente, comparadas àquelas mais negativas.
Os otimistas tem mais sucesso no trabalho do que os pessimistas, uma vez que possuem o equipamento emocional certo para progredir. Os contratempos profissionais, por exemplo, eles explicam de uma forma que não os paralise: “se um bom negócio não dá certo talvez não tenha sido totalmente por culpa deles ou significa que terão uma oportunidade muito melhor em breve.”
A esperança lhes dá energia para seguir em frente. É bem mais fácil enfrentar problemas complexos quando se acredita que para tudo há solução.
Otimismo contagia
As pessoas otimistas têm a seu lado outros otimistas. Pois um chama o outro. Sabe as razões? Enquanto os pessimistas estão voltados para si mesmos e seus dilemas, os otimistas são extrovertidos, conseguem lidar melhor com os próprios problemas e gostam de ouvir. Na medida em que é um bom ouvinte, ele faz com que os outros se sintam bem a seu lado. É uma pessoa aberta para qualquer tipo de papo. Ele não necessita esconder suas emoções, a sua maneira verdadeira de ser.
Não há necessidde de passar por um problema sério para resgatar o otimismo. É suficiente ser apenas inteligente e cultivar hábitos de esperança.
Dicas
1) Despertar a vontade de ser mais positivo é fundamental. Assim será possível conseguir uma auto-imagem mais saudável. Ao enfrentar dificuldades, lembre-se que coisas boas aconteceram no passado. Faça uma lista. Se não conseguir, estará agindo como a maioria dos pessimistas: desvalorizando-se ou ignorando o que é bom. Será que não foi algo que você fez, e não pura sorte que provocou tal resultado? Analise sob essa ótica seus últimos sucessos, dando-lhe parabéns diante do espelho sempre que lhe ocorrer que pode ter sido o responsável pelas ações certas.
2) Procure olhar os novos problemas como desafios e nunca como mais uma prova de que é um fracassado. Em vez de martelar no erro ou ficar obcecado com a idéia de que agiu como um idiota, observe com cuidado os acontecimentos que desencadearam cada problema. Temos chance, com freqüência, de corrigir nossas falhas, e uma nova maneira de agir pode nos conduzir ao sucesso. Mesmo não tendo uma segunda chance, ainda assim podemos aprender com as decisões mal-sucedidas e lembrar dessas lições práticas ao definirmos estratégias no futuro.
3) para conseguir sucesso, metas claras, concretas e perfeitamente discritíveis precisam ser definidas. Quando concretizá-los, comemore. E defina uma nova meta. Dê a si mesmo a chance de provar que sucesso traz sucesso.
4) A mania de se criticar pelos insucessos, existem duas técnicas. A primeira é trocar, imediatamente, os pensamentos punitivos por outros produtivos. A segunda é fazer um trato consigo mesmo: nada de ficar martelando possíveis falhas no exato momento ou logo depois de as coisas darem errado; melhor deixar para refltir sobre o assunto algumas horas ou mesmo dias, depois. Quando esse momento chegar, a poeira já terá assentado, permitindo analisar a situação com a razão e não somente com a emoção.
5) Procure verificar todas as causas possíveis de uma decepção, não apenas aquelas sobre as quais você lançou uma luz negra. Em miúdos, quando nos sentimos rejeitados precisamos nos perguntar: “será que não há uma outra explicação que não tem a ver comigo?”
6) Pense em si mesmo como alguém que merece uma vida agradável. Durma o suficiente, alimente-se bem e faça exercícios regularmente. Mas sem exageros. Freqüentemente esquecemos a relação ente o corpo e mente. Energia física se traduz em energia mental.
7) Faça amizade com pessaos cheias de otimismo. Lembre-se que é contagiante. O contrário também é verdadeiro. O pessimista também contagia. Encontre modelos de esperança em pessoas que conhece ou ouviu falar.
8) Faça alguma coisa que jamais fez antes e que tenha a possibilidade de surpreender (e cativar) a si mesmo. Algo que torna as pessoas suscetíveis à desesperança e a depressão é a inclinação para remoer os problemas e ficar atormentado com os erros. Como a meditação acalma a mente, é uma sugestão para combater tal problema. Outra é se ocupar com atividades agradáveis.
E para terminar, reconheça que existem alguns fatos simplesmente fora do nosso controle. O companheiro quer romper ou perdeu o emprego porque a empresa quebrou, por exemplo. Isso não significa desistir, pois você pode fazer algo em relação à maioria dos dilemas. Mas naqueles raros exemplos em que não puder, não ameace tomar um pilequinho ou ingerir um vidro de comprimidos. Estará desperdiçando suas energias. Guarde-as para uma situação que você tenha condição de controlar.
A esperança e o otimismo são o caminho certo para fazer de você uma pessoa cheia de vida e saúde.
Lembre-se: você é aquilo que pensa e aquilo que quer ser.
Serviço:
Consultoria: Drª Tereza P. Mendes – Psicoterapeuta Corporal – Fone:- 236-9225.