O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Araraquara foi inaugurado nesta semana nas dependências da Uniara. O desembargador José Carlos Ferreira Alves, membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e representante do Tribunal de Justiça do Estado teceu comentários positivos à diretriz construída pelo Reitor Luiz Felipe.
Para o prefeito Barbieri, deputados Massafera, Edinho e Dimas o coordenador do Centro Judiciário, o Juiz de Direito Carlos Alberto Mousinho dos Santos Monteiro Violante afirmou que a "emblemática instalação é como um projeto que sai do desenho e se torna realidade". Trata-se do primeiro Centro Judiciário de Conciliação do interior do estado de São Paulo.
"A inauguração é a garantia da constituição do cidadão ao acesso ao poder judiciário e contribui para desafogar a justiça, além de melhorar o atendimento à população", aponta Violante.
Litígio?
O Juiz Violante comenta que a instalação dessa unidade vai "substituir a cultura do litígio pela da pacificação visando à paz social".
Privilégio
O professor Fernando Passos agradeceu ao reitor. "É nosso porto seguro e garante que possamos sonhar e realizar nossos desejos".
Tribunal
Para desembargador Ferreira Alves "que a cidade seja agora não só a morada do sol, mas também da paz e da conciliação".
Leque
Centro Judiciário atende a diversos casos: problemas na área familiar como pensão alimentícia, guarda dos filhos, partilha de bens, divórcio, investigação de paternidade; ou na área do consumidor, como questões relacionadas a defeitos de produtos ou prestação de serviços, imóveis, cobranças em geral, condomínios e acidentes de trânsito, entre outros.