Compra do Sé pelo Pão de Açúcar

A secretaria de Acompanhamento Econômico (Saae), do Ministério da Fazenda, enviou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) requerimento solicitando a adoção de medida cautelar para suspender a aquisição do Sé Supermercados pela Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), o Grupo Pão de Açúcar. O objetivo é prevenir efeitos anti-competitivos decorrentes da operação e preservar a capacidade do Cade de aprecia-la de maneira eficaz.

O pedido foi feito devido a suspeitas de que a transação prejudicaria os consumidores de pelo menos 7 cidades de São Paulo (São Paulo, Araraquara, São Carlos, Campinas, Franca, Piracicaba, e São José dos Campos) por que dificultaria a concorrência nessas praças.

No negócio entre Pão de Açúcar e Sé, o grupo passaria a controlar todas as lojas de super e hipermercados da rede. A medida cautelar não implicaria qualquer vinculação dessa decisão com o futuro parecer da secretaria sobre o mérito do caso. Também não há qualquer vinculação entre uma possível medida cautelar e a fatura da decisão do Cade ao apreciar a operação.

De acordo com o secretário de Acompanhamento Econômico, Cláudio Considera, análises preliminares dão conta de que, com a aquisição, a rede Pão de Açúcar deterá mais de 50% do setor no estado de São Paulo. Caso seja deferido o pedido de cautelar, as empresas não poderão praticar atos decorrentes dos contratos e acordos já firmados, que modifiquem a estrutura, as condições ou as características do mercado em vigor no momento da operação. Considera disse que as empresas terão que apresentar estudos sobre áreas de influência. (Assessoria oficial).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 103 – DE 1 A 7 DE NOVEMBRO DE 2024

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS