Como adotar um novo hábito saudável?

0
107
Foto Ilustrativa Freepik

Especialistas dá dicas de como fazer sem sofrer

A constância é mais importante do que a eficácia

04/03 – Dia Mundial do Combate à Obesidade

Não é fácil aderir a um novo hábito, ainda mais quando ele diz respeito à atividade física e alimentação. Já está comprovado que um estilo de vida saudável é baseado nos pilares de exercícios físicos diários, alimentação equilibrada, boas noites de sono e não ingerir álcool são alguns dos exemplos, mas a partir do momento que estamos “acostumados” com esses hábitos não tão saudáveis é preciso muita, mas muita força de vontade para virar a mesa.

A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato convive diariamente com pessoas que buscam ajuda para superar essas dificuldades e mudar de vida. Uma frase que a médica usa frequentemente é: “Não queira ter 100% do seu desempenho neste novo hábito todos os dias, pois isso atrapalha o processo. O feito é inimigo do perfeito”.

A endocrinologista explica que as pessoas já começam querendo fazer 100% do planejado, o que é muito difícil, e quando percebem que não é fácil mudar hábitos, desistem. “Quando os pacientes percebem que conseguem fazer 50% da meta, eles nem iniciam a tentativa de mudança. Mas mudar hábitos não é da noite para o dia. A atividade física, por exemplo, se você programou fazer uma hora por dia, mas em um desses dias iniciais da mudança acordou atrasado ou tem uma reunião muito cedo e não vai conseguir se dedicar uma hora, faça 15, 20 minutos. O importante é fazer, é ter a rotina”, ressalta Dra. Lorena Amato.

A médica explica que o mesmo serve para a alimentação. Se não consegue fazer um prato com 100% da alimentação equilibrada, pelo menos, tente colocar uma verdura, um legume é melhor do que não ter nada saudável no prato. Aos poucos, o prato vai ganhando qualidade. Segundo Dra. Lorena, a constância é mais importante aqui do que a eficácia.

Associar um hábito novo a outro já firmado na rotina é outra dica da Dra. Lorena: “Ao invés de telas, comece a ler antes de dormir. Deixe o celular longe da cama e coloque um livro na mesinha de cabeceira. Associe o escovar os dentes antes de dormir ao hábito de ler na sequência. Gosta de tomar um café depois do almoço? Alie o café a uma caminhada na sequência. Adora um doce? Opte por frutas secas docinhas, mas que são mais saudáveis do que um doce industrializado”, aconselha a endocrinologista, que dá outras dicas abaixo:

Gerenciamento do Estresse: Encontre técnicas de gerenciamento de estresse que funcionem para você, como meditação, respiração profunda, hobbies relaxantes ou conversas com amigos e familiares.

Hidratação Adequada: Manter-se hidratado é essencial para o bom funcionamento do corpo. Certifique-se de beber água ao longo do dia e evite bebidas açucaradas e com alto teor de cafeína.

Sono de Qualidade: O sono desempenha um papel crucial na saúde física e mental. Estabeleça uma rotina de sono regular e crie um ambiente propício para o descanso, evitando dispositivos eletrônicos antes de dormir e mantendo seu quarto escuro e silencioso.

Cuidado com a Saúde Mental: Dê importância à sua saúde mental tanto quanto à sua saúde física. Busque apoio quando necessário e não hesite em procurar a ajuda de um profissional de saúde mental se estiver enfrentando dificuldades emocionais.

“A adoção de um hábito saudável de vida não acontece da noite para o dia. Seja gentil consigo mesmo e celebre cada pequena vitória ao longo do caminho. A persistência e a paciência são fundamentais para alcançar uma mudança duradoura. A maior recompensa é perceber que está conseguindo mudar um hábito e se tornar a pessoa que almejou”, conta Dra. Lorena.

Sobre a Dra. Lorena Lima Amato – A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e doutora pela USP.

Serviço:

Site: https://endocrino.com/

Instagram: https://www.instagram.com/dra.lorenaendocrino/

www.amato.com.br

(Gengibre Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.