Comitê define obrigatoriedade de máscara em espaços fechados e em espaços abertos com aglomerações

0
290

O Comitê de Contingência e o Comitê Científico definiram as medidas que estão sendo adotadas para conter a transmissão de Covid-19; decreto será publicado nesta quarta, dia 1º de junho

A Prefeitura de Araraquara publica, nos atos oficiais desta quarta-feira (1), o decreto municipal nº 12.892 de 31 de maio de 2022, que dispõe sobre a implementação de medidas voltadas à contenção da disseminação da Covid-19 em Araraquara e torna novamente obrigatório o uso de máscara facial em ambientes fechados e em ambientes abertos com aglomerações.

Diante do aumento expressivo de casos positivados e com base nas avaliações diárias da situação epidemiológica, o Comitê de Contingência do Coronavírus e o Comitê Científico do Município se reuniram extraordinariamente nesta terça-feira (31) e definiram as novas medidas que entram em vigor já a partir desde dia 1 de junho.

De acordo com o documento, a partir desta quarta-feira, é obrigatória a utilização de máscara facial com total cobertura do nariz e da boca por todos os munícipes maiores de 2, sob pena da aplicação das penalidades previstas na Lei nº 9.931, de 2020, em espaços fechados ou parcialmente fechados, públicos ou privados de acesso comum, bem como em eventos, como shows, espetáculos, solenidades, comemorações e jogos esportivos; em equipamentos de transporte público coletivo ou transporte complementar de passageiros, e espaços abertos em que haja aglomeração de pessoas.

O decreto ainda recomenda o uso de máscaras em todos os ambientes. No caso das pessoas que apresentarem sintomas gripais, a orientação é usar máscara em qualquer circunstância, em espaços abertos ou fechados

Por fim, fica facultada a decisão, aos estabelecimentos de ensino, sobre a obrigatoriedade do uso de máscara facial com total cobertura do nariz e da boca em ambientes abertos.

Entre outros pontos, o decreto municipal aponta as medidas sanitárias de controle vertical para o enfrentamento à pandemia e mantém as regras sanitárias para estabelecimentos comerciais e eventos em geral, incluindo higienização dos ambientes e oferta de álcool em gel. No caso dos eventos, está mantido o controle de acesso nos termos da Lei nº 10.420, de 9 de fevereiro de 2022, que institui o Passaporte da Vacina no município.

O decreto municipal nº 12.891 de 31 de maio de 2022, com todas as regras, pode ser consultado no site da Prefeitura, na íntegra.

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2022/maio/31/decreto-no-12-892-de-31-de-maio-de-2022

Alta do número de casos

O aumento significativo do número de casos de Covid nas últimas semanas exigiu a adoção de novas medidas de contenção da transmissão da doença. Araraquara soma hoje 73.153 casos de Covid-19. Com os 320 positivados nesta terça, a média móvel diária dos últimos sete dias chegou a 542 casos. No último dia 24 de maio, a média móvel estava em 152 casos diários.

Ainda segundo os números do Comitê, o município fechou maio com 7.865 casos no mês, o que representa um aumento de 400% em relação aos 1.573 casos registrados no mês de abril.

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, explicou as novas regras e enfatizou a importância do uso da máscara nesse momento de alta transmissão, durante o programa Canal Direto Especial, transmitido ao vivo no facebook da Prefeitura.

“As máscaras já mostraram eficiência nos momentos mais críticos da pandemia, em que nem se contava com a vacina. Neste momento de alta transmissão e também de aumento do número de internações – hoje estamos com 100% dos leitos de enfermaria ocupados – é importante que essa medida seja retomada”, enfatizou Eliana.

Ainda segundo ela, o período é suscetível a síndromes gripais, por conta das variações de temperatura características do final de outono. “Por isso, é importante inclusive que as pessoas com sintomas gripais, mesmo já negativadas, usem máscaras nos ambientes públicos”, acrescentou.

A secretária de Saúde reforçou também a importância de as pessoas completarem o calendário vacinal. “Araraquara já atingiu 90% da população imunizada com as duas doses, mas é fundamental que os públicos que estão sendo atendidos com o reforço busquem essas doses. O município tem 66% de cobertura da quarta dose ou dose de reforço. Muitos idosos que já poderiam ter tomado a quarta dose ainda não procuraram os polos de vacinação. A vacina é a principal arma contra as formas mais graves da doença, por isso, é importante completar o calendário vacinal”, ressaltou.

Na semana passada, já por conta do aumento da demanda em todos os serviços públicos de pronto-atendimento de saúde do município, tanto no serviço público quanto no privado, a Secretaria Municipal de Saúde reorganizou o atendimento na UPA da Vila Xavier, polo de atendimento e triagem da Covid desde o início da pandemia, que voltou a atender exclusivamente pacientes com suspeita ou diagnosticados com Covid. Esse atendimento é feito 24 horas e é obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

As demais patologias, inclusive a dengue, estão sendo atendidas nas outras UPAs – Central e Valle Verde – e todos os postos de saúde, além do Centro de Atendimento de Dengue, no antigo hospital de campanha, o Hospital da Solidariedade, com consulta, exames e reidratação de suspeito e diagnosticados com dengue, das 7 às 21 horas, todos os dias.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.