Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Municipal toma posse

0
180

Cerimônia foi realizada na última quinta-feira (23), na Sala de Reuniões do Paço Municipal

O prefeito Edinho participou, na última quinta-feira (23), da cerimônia de posse da Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Municipal. Criada pela Lei Municipal nº 8.934 de 6 de abril de 2017, a Comissão é vinculada à Secretaria Municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais.

Entre as principais atribuições dos seus integrantes que tomaram posse no sexto andar do Paço Municipal, estão atuar como instância consultiva do prefeito e dos secretários municipais em matéria de ética pública; elaborar e remeter ao Poder Legislativo, na forma de Projeto de Lei, o Código de Conduta da Administração Municipal; apurar, de ofício ou em razão de denúncia, condutas que possam configurar violação do Código de Conduta e, se for o caso, adotar as providências nele previstas, e dar subsídios ao prefeito e aos secretários municipais na tomada de decisão concernente a atos de autoridade que possam implicar descumprimento das normas do Código de Conduta.

Na mesa de autoridades da cerimônia, ao lado do prefeito Edinho, estavam o Presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim (PT); a secretária municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcelos Augusto; e o coordenador do curso de Direito da Universidade de Araraquara (Uniara), Fernando Passos, que também tomou posse na comissão, representando todos os demais empossados.

“Este é mais um mecanismo para continuarmos com nosso trabalho de transparência, auxiliando, avaliando e coordenando a conduta ética dos gestores, servidores municipais, fundações, autarquias e empresas com participação do Município. A comissão é um instrumento da prevenção, que precisa estar cada vez mais presente na vida pública. Quando ela se manifesta, é no sentido de orientar e impedir que erros sejam cometidos. É muito importante para que possamos aprimorar o funcionamento do serviço público”, declarou Edinho. “Na figura de Fernando Passos, agradeço aos integrantes da comissão, que nos darão subsídios para tomadas de decisões em conformidade com o Código de Conduta da Administração Municipal. Agradeço também à nossa secretária de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcelos; e ao presidente da Câmara, Paulo Landim”, concluiu o prefeito.

A Comissão de Ética Pública do Poder Executivo Municipal é formada por um órgão deliberativo, composto por 5 membros designados pelo Prefeito Municipal, com mandato de 3 anos, podendo ser reconduzidos por uma única ocasião.

Portanto, compõem a Comissão e tomaram posse na cerimônia, além de Fernando Passo, jurista de notório reconhecimento público; José Eduardo Melhen, Procurador Geral Municipal da Prefeitura de Araraquara, representante do poder executivo municipal, e também, como representantes da sociedade civil, nomeados pelo prefeito municipal, o jurista Tiago Romano; o Procurador Fundacional na Fundação Municipal Irene Siqueira Alves Vovó Mocinha (Fungota Araraquara), Ernesto Gomes Esteves Neto, e o Procurador Autárquico no Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae), Maycon Eduardo Roger.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.