A Federação Nacional das APAEs desenvolve, anualmente, o Programa Apaeano de Prevenção (PAP) junto a comunidades, nas ruas, escolas, unidades de saúde e empresas.
O objetivo do programa criar uma cultura preventiva no País; reduzir os índices de deficiências físicas, mentais e neurológicas por causas evitáveis; prestar esforços a todos os programas de caráter preventivo que já existem no Brasil e diminuir a mortalidade humana em todas as faixas etárias da vida, inicialmente nos municípios onde existem APAEs.
Aproveitando o início da Semana Nacional do Portador de Necessidade Especial, o PAP 2002 foi lançado simultaneamente e oficialmente no último dia 21 com o slogan “Prevenção de Deficiências: O Ciclo da Vida Agradece”.
A diretora técnica da APAE Araraquara, Lígia Maria Costa Celante, explica que a Lei nº 4374, de 16 de agosto de 1994, instituiu a Semana de Prevenção às Deficiências no município. “Trabalhamos com a deficiência instalada, mas sabemos que 70% dos casos poderiam ser evitados. As deficiências atingem a todas as camadas sociais e econômicas, entretanto os efeitos e problemas mais complicados são mais freqüentes e agravados junto às populações sem condições mínimas de acesso à atenção primária de saúde”, frisa.
Segundo Ligia Maria, prevenir a deficiência, facilitar o bem-estar e a inclusão social da pessoa deficiente mental é a missão da APAE.