O vereador-ferroviário Elias Chediek esteve reunido com a secretária de Educação, Clélia Mara Santos e membros da área educacional do município sobre o "Dia do Ferroviário". Como se sabe, o parlamentar, ferroviário aposentado, é autor do projeto de lei que inseriu a data comemorativa no Calendário Oficial de Eventos e, neste 2019, o encontro será sábado (4 de maio), a partir das 9 horas, na Estação Ferroviária, contando com exposições, visita ao museu, música ao vivo, comidas e bebidas.
Chediek propôs concurso de redação abordando trem e ferrovia.
"A educação é uma ferramenta importante. Gostaria de estabelecer essa parceria com a secretaria da área e as redes de ensino para que as novas gerações se envolvam com a rica história da ferrovia em Araraquara", diz Chediek. Valéria Rapatão, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) "Rafael de Medina" e Raquel Baraldi, professora e coordenadora da instituição, também participaram da reunião.
PÚBLICO PARTICIPANTE
"Temos 60 alunos que podem participar do concurso. Podemos definir uma premiação aos vencedores nos próximos dias", disse a diretora Valaéria. A coordenadora complementou dizendo que "seria interessante desenvolver a parte artística também, inserindo desenhos no verso da redação".
Para Marcia Maria da Costa, coordenadora técnica de Educação Integral do município, o gênero textual de crônicas e memórias é o que se encaixa melhor para a situação. Alexandre Luiz Martins de Freitas, coordenador Executivo de Educação Básica, concordou com a escolha do gênero e tema.
PARCERIA
Clélia Mara Santos destacou que a parceria "é uma iniciativa válida e tem nosso total apoio. Podemos definir a premiação e acertar os horários para realizá-la durante o evento. O transporte dos alunos da escola até a estação, e vice-versa, será feito por nós. Para o próximo ano, vamos nos programar para aprimorar esta atividade que tem muito a ver com Araraquara", frisou.