Chediek é exemplo de praticidade

Que a violência está insuportável, todos sabemos. Mas, o vereador Elias Chediek Neto mostra que existe um jeito cidadão de combatê-la.

O vereador-engenheiro, norteado pelas exatas, reuniu nesta semana as famílias da Avenida Prof. Augusto Cesar, do bairro de São Geraldo, que se encontram intranqüilas diante do volume de ocorrências policiais.

Para discorrer sobre a segurança compareceu o Ten. Pegoraro que destinou parte da palestra aos cuidados da população para evitar roubos e assaltos.

Afirmou que existe um triângulo que escora a prática do ato delituoso: vontade, habilidade e oportunidade.

A vontade é a motivação do marginal em praticar o ato. Habilidade é outro requisito essencial, também da lavra do marginal. Mas, a oportunidade é da vítima que, por exemplo, deixa o carro aberto e estacionado em lugar ermo, sem alarme. Ou, também, sai do banco contando dinheiro. A turma, especializada em ilícitos, está sempre à espera dessa oportunidade.

Os vizinhos devem se conscientizar sobre a importância da solidariedade, saber mais dos que vivem no mesmo lugar, ter ao alcance o telefone dessas pessoas e ficar atentos à movimentação suspeita de alguém rondando as casas. Diante de qualquer fato estranho, informar ao policial (fone 190) que aciona mecanismos de praxe para enfrentar os marginais evitando a consecução do delito.

O vereador e o tenente, enfim, lembram que o parente mais próximo é o vizinho. Que pode salvar patrimônio e vida.

A hora, até para contemplar interesse recíproco, é propícia para a retomada da amizade com interesse explícito pela propriedade e integridade física de nossos vizinhos.

Chediek deveria, por ser um caminho viável e positivo, ampliar sua meta e, numa macrocampanha, atingir a cidade.

É assim, acendendo-se alguns palitos de fósforo, que podemos combater as trevas da insegurança. Não adianta esperar pelo Estado, especialista em arrecadar, por ano, quase quatro (4) meses de nosso suor.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avançam as obras no Estádio do Botânico

Mais de 18 mil pessoas atendidas no CMS do Jardim América serão beneficiadas com obras em andamento

Podcast marca Setembro Amarelo na TV Câmara

Home care e a insegurança jurídica entre planos de saúde e pacientes

Daae informa sobre interrupção de fornecimento de água

CATEGORIAS