N/A

Cerimônia marca homenagem a Élvio Lupo

Ato de descerramento de placa de denominação de rotatória e inauguração do busto em homenagem a Elvio Lupo foi realizada neste sábado (21)

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, em parceria com a fábrica de Meias Lupo realizou, na tarde de sábado (21), o ato de descerramento da placa e inauguração do busto em homenagem a Elvio Lupo.

Com este ato, Elvio Lupo passa oficialmente a dar nome à rotatória localizada no entroncamento da Marginal Pista Lateral SP-310 e da Avenida Vanilde Aparecida Sorbo Fernandes com a alça de Acesso Engenheiro Heitor de Souza Pinheiro, no Quitandinha, em frente à unidade da Lupo. A Lei Municipal nº 11.413, de 4 de dezembro de 2024, de denominação, é de autoria da Prefeitura.

Élvio Lupo foi um dos grandes pilares do crescimento de uma das maiores e mais respeitadas empresas do Brasil.

De acordo com o prefeito Edinho, a Prefeitura entende se tratar de justíssima homenagem, considerando as relevantes contribuições que Elvio Lupo conferiu ao Município.

“Agradeço à atual presidente da Lupo, Liliana Lupo Aufiero, e a toda a família Lupo, especialmente ao Elvinho Lupo, filho do Elvio. A presença e o apoio da família reforçam a importância dessa homenagem e da trajetória de Elvio para nossa cidade”, declarou o prefeito Edinho, em saudação aos presentes, especialmente à família de Élvio Lupo. “Estamos celebrando a memória de Elvio Lupo, que deixou um legado extraordinário. A Lupo segue gerando empregos, tributos e oportunidades que fortalecem nossa comunidade e ajudam a construir políticas públicas em Araraquara. A memória de Elvio Lupo segue viva, inspirando gerações e contribuindo para a história de Araraquara”, ressaltou o prefeito.

Para marcar a homenagem, a Lupo instalou um busto de Elvio Lupo na rotatória. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana implantou uma via no meio da rotatória para facilitar o fluxo dos ônibus fretados que transportam os funcionários da Lupo; a Prefeitura fez a terraplanagem, a execução de guia, sarjeta, drenagem e calçada, e instalou um abrigo no ponto de ônibus, e a Lupo, responsável pelo projeto, executou a pavimentação dessa via, o recapeamento em frente à fábrica e o paisagismo da rotatória.

O homenageado

Filho de Henrique Lupo e de Judith Bonini Lupo, Elvio Lupo nasceu em Araraquara em 2 de abril de 1916, na mesma casa da Rua 9 de Julho, onde seu pai daria início à fábrica de meias em 1921. Foi o oitavo filho de uma prole de dez; cinco homens e cinco mulheres – Rômulo, Rolando, Renata, Edda, Henriqueta, Aldo, Ione, Elvio, Wilton e Nereide.

Fez seus primeiros estudos no Grupo Escolar “Carlos Baptista Magalhães”, em Araraquara, e, após concluir o ginasial, deu continuidade à sua formação em São Paulo, vindo a estudar no tradicional Colégio “Dante Alighieri”.

Ainda menino, Elvio acompanhava seus irmãos mais velhos na fábrica de meias recém iniciada e, mais tarde, aos 18 anos, começou a trabalhar oficialmente, tendo ali permanecido até os 82 anos, uma dedicação de mais de seis décadas. A fábrica de meias foi sua primeira grande paixão; começou na área de fabricação, foi diretor industrial e, nos últimos anos, diretor presidente.

Conheceu o mundo através das inúmeras viagens de negócios.

Casou-se em 4 de setembro de 1943, com Maria Augusta Mendonça e tiveram três filhos: Marina, casada com Renê Hotz; Beatriz, casada com José Roberto Ribeiro Nunes; e Elvio Júnior, casado com Suely do Carmo Mascia. Teve dez netos: Renata, Gustavo e Flávia (filhos de Marina); Andre, Daniel e Filipe (filhos de Beatriz); Luciana, Elvio Neto, Fabio e Gabriel (filhos de Elvio Júnior).

Pouco antes de seu falecimento, Elvio teve a satisfação de ver concretizado um de seus grandes sonhos: a publicação do livro da família: “Addio Bel Campanile – A Saga dos Lupo”, obra compartilhada pelo historiador Rodolpho Tellaroli e pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão, com a qual Elvio muito contribuiu com sua impecável memória.

Elvio faleceu na cidade de São Paulo, onde estava hospitalizado, no dia 3 de janeiro de 1999.

Até pouco antes de falecer, Elvio foi o diretor-presidente da Lupo S.A. 

_________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS