Cerimônia dará posse a conselheiros tutelares para o quadriênio 2024/2027 nesta quarta (10)

0
118
Imagem ilustrativa

Em Araraquara funcionam 2 Conselhos Tutelares, cada qual com 5 membros titulares e seus suplentes, eleitos pelos cidadãos que votam em Araraquara, com mandato de 4 anos

A Prefeitura de Araraquara e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara (Comcriar) realizam, nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro, a cerimônia de posse dos membros dos Conselhos Tutelares I e II para o quadriênio 2024/2027. Serão empossados 23 conselheiros tutelares, sendo 10 titulares, 5 em cada Conselho Tutelar, e 13 suplentes. Juntos, eles somaram 4.431 votos no pleito eleitoral realizado no dia 1 de outubro de 2023.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo atendimento da criança e do adolescente com direito ameaçado ou violado, cumprindo as atribuições previstas nas legislações federal e municipal que regem a matéria, especialmente o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Lei Municipal nº 6.594, de 2007, e as Resoluções do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) que disciplinam a atuação do Conselho Tutelar.

Em Araraquara funcionam 2 Conselhos Tutelares, cada qual com 5 membros titulares e seus suplentes, eleitos pelos cidadãos que votam em Araraquara, com mandato de 4 anos. O conselheiro tutelar faz jus a recebimento pecuniário mensal no valor de R$ 3.200, atualizado anualmente pelo índice de reajuste dos servidores da Prefeitura, acrescidos das vantagens descritas no art. 20 da Lei Municipal nº 6.594, de 2007 (cobertura previdenciária; férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 do valor da remuneração mensal; licença-maternidade; licença-paternidade; e gratificação natalina).

A carga horária de trabalho do conselheiro tutelar é de 8 horas diárias, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, nos termos do art. 15 da Lei nº 6.594, de 2007, e em plantões no horário noturno, aos finais de semana e aos feriados, conforme disposto no art. 15-A da Lei nº 6.594, de 2007

Logo após a posse, no dia 10, os conselheiros tutelares já terão agenda na quinta-feira (11), de alinhamento de conduta SGD (Sistema de Garantia de Direitos), com o Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude e do Idoso de Araraquara, Marco Aurélio Bortolin, e com a Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Araraquara, Noemi Correa.

Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro também passarão por capacitação do uso do Sipia (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência) e, em fevereiro, serão realizadas Escuta Especializada e Reunião de alinhamento de conduta SGD nas áreas da Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança.

A cerimônia de posse dos conselheiros tutelares será realizada nesta quarta-feira (10), às 18 horas, na Sala de Reuniões do Paço Municipal, localizado na Rua São Bento, 840, Centro.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.