“Canal Direto com a Prefeitura” traz história de venezuelana com o coração araraquarense

0
80
Foto: Pedro Junqueira - Cristal Eloísa Carrasquel Bautista participou do Canal Direto com a Prefeitura.
Cristal Bautista falou sobre como as políticas públicas da cidade fizeram a diferença para que ela pudesse construir uma nova vida no Brasil


Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” apresenta, até sexta-feira (8), o especial “Semana da Mulher”, com entrevistas que trazem histórias de vida inspiradoras para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na edição desta terça-feira (5), o programa contou com a participação de Cristal Eloísa Carrasquel Bautista, imigrante venezuelana que encontrou em Araraquara seu porto seguro para recomeçar a vida.

A entrevistada iniciou sua participação com um agradecimento à equipe da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular da Prefeitura e falou sobre o que a trouxe para Araraquara. “Como todo imigrante da Venezuela, eu saí de lá com uma malinha. Me lembro que cheguei em São Paulo e lá eu pensei em caminhar um pouquinho mais e ir em frente. Em Araraquara, eu encontrei acolhimento e pessoas que me abriram as portas e o coração. Hoje o Brasil é meu segundo país e sou muito agradecida por tudo”, relatou.

Ela falou também sobre a maior dificuldade que enfrentou em território brasileiro. “Meu desafio maior foi com a língua. Eu cheguei aqui no Brasil sem saber falar oi. Não sabia falar boa tarde, boa noite, eu não sabia nada. E aqui eu tinha muitas dificuldades com senhas, que foi uma coisa nova para mim e por isso foi muito difícil. O português e o espanhol são línguas irmãs, mas muito diferentes, tanto na fala quanto na escrita”, salientou.

Cristal revelou seus planos para buscar uma situação de vida cada vez melhor na cidade. “Primeiro vou seguir fazendo o curso de língua portuguesa para imigrantes da Prefeitura e quero seguir trabalhando pensando no futuro. Quero muito aprender português e me aprofundar nessa língua”, ressaltou.

Ela citou que o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma data que não é vista da mesma forma na Venezuela. “Em meu país, não é comemorado o 8 de março. Algumas pessoas desejam um feliz Dia da Mulher, mas é algo muito simples, de mulher para mulher, e não como é aqui, com eventos para celebrar a data. É muito diferente”, mencionou.

Cristal aproveitou para deixar seu recado para as mulheres que passam hoje pelas dificuldades que ela passou quando chegou ao Brasil. “Mulheres guerreiras, que decidiram trilhar caminhos desconhecidos em busca de novas oportunidades e experiências. Lembrem-se de comemorar suas vitórias, mesmo as pequenas. Lembrem-se sempre de que vocês merecem amor, respeito e igualdade, em todas as áreas da vida”, concluiu.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.