“Canal Direto com a Prefeitura” traz detalhes sobre concursos e processo seletivo da Prefeitura

0
80
Juliana Lujan, secretária de Administração, falou sobre os processos que estão com inscrições abertas até o dia 17 de março

 
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Administração, abriu na última quinta-feira (22) as inscrições para os concursos públicos para provimento de diferentes cargos e também as inscrições para o processo seletivo para provimento do cargo de agente comunitário de saúde. Os processos estão sendo realizados pela empresa Consulpam e o período de inscrição vai de 22 de fevereiro a 17 de março. Para falar sobre o assunto, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta segunda-feira (26) convidou a secretária de Administração, Juliana Lujan.

Juliana explicou detalhes sobre as informações contidas nos editais. “São vários concursos. Estamos com quatro editais de concurso e um de processo seletivo. O Edital 01 é exclusivo para a Secretaria de Esportes. Estamos abrindo vagas para monitor de esporte e lazer de várias especialidades, preparador físico e técnico desportivo. Depois temos o Edital 02, que é de nível superior para várias secretarias. São vagas de analista ambiental, psicólogo, vários médicos, assistente social, contador, enfim, vários cargos que podem atender diferentes secretarias. O Edital 03 é de nível fundamental, médio e técnico, também para diversas secretarias, como motorista, socorrista, operador de máquina, técnico de enfermagem, tradutor de libras, entre outros. Entrem lá e verifiquem. Depois disso, temos o Edital 04, que são carreiras para a Secretaria da Educação. Vamos concursar assistente administrativo da educação, assistente educacional pedagógico, assistente social da educação, educador infantil, professor 2, psicólogo da educação e psicopedagogo. E temos ainda o Processo Seletivo Número 705/2024 para agentes comunitários de saúde. Quem quer concorrer a essa vaga deve entrar no edital e ver se mora na área de abrangência de onde estamos precisando de agentes comunitários de saúde”, comentou.

As inscrições são feitas pelo site da Consulpam, que é o www.consulpam.com.br, no período de 22 de fevereiro a 17 de março. “Nesse período, o interessado deve entrar no site e procurar pela Prefeitura de Araraquara, onde vai localizar o edital que quer participar. Quando entrar no site e escolher o edital, basta clicar ali que será direcionado para outra página que tem três abas. Uma delas é o concurso público, onde é possível ver a vaga, se é a que interessa, com o valor e tudo mais. Na segunda aba, de inscrições, é onde a pessoa vai selecionar o cargo desejado, completar com dados pessoais, dados de contato e dados específicos, como escolaridade, se é cota PCD ou candidato negro, ou se precisa de alguma necessidade ou atendimento especial para o dia da prova do concurso. Depois disso, ela deve gerar o boleto, pagá-lo e acompanhar no site da Consulpam o seu cadastramento. Na terceira aba, ela deve pegar o cartão de inscrição para levar no dia da prova”, acrescentou.

A secretária apontou que é possível uma pessoa se inscrever para mais de um cargo público, mas é preciso ter atenção. “A pessoa tem que primeiro ver se corresponde às expectativas do cargo. Por exemplo, uma pessoa que tem nível superior pode concorrer a um cargo que exige nível médio. É importante o candidato ver se ele preenche esses requisitos e também ver depois se a prova não vai cair no mesmo dia, porque ele não vai conseguir fazer duas provas ao mesmo tempo”, salientou.

Segundo Juliana, as próximas fases vão depender de cada cargo, mas todos os candidatos farão uma prova objetiva. “Algumas carreiras vão precisar fazer prova prática, mas isso está no edital. Ao se interessar pelo cargo, a pessoa vai conseguir verificar no edital se o cargo exige essa prova prática. Depois, temos a avaliação psicológica, também para alguns cargos, por isso é importante a pessoa ler com atenção o edital e ver quais etapas integram o concurso. Tem a avaliação de títulos para aqueles concursos que exigem nível superior, avaliação de candidatos negros, que é para todo mundo, e aí caminhamos para o final, que é a homologação do concursos”, descreveu.

A secretária de Administração também falou sobre a isenção da taxa de inscrição. “Temos algumas leis municipais que garantem que a pessoa pode pedir a isenção da inscrição em alguns casos. Se o candidato é doador de sangue, se está inscrito no CadÚnico, se é doador de leite materno ou doador de medula óssea, pode requerer a isenção, lembrando que cada caso tem a exigência de documento que comprove a situação. No edital, o candidato vai encontrar qual o documento que deve ser anexado. É importante lembrar que mesmo que se tenha a isenção, a pessoa deve necessariamente imprimir o boleto porque um dos documentos exigidos é o boleto. Essa solicitação vai passar por uma avaliação, se ela for indeferida, a pessoa vai fazer uso do mesmo boleto. Para esses candidatos que vão pedir a isenção, é preciso muita atenção nos documentos e atenção se ele foi deferido ou indeferido. Para todos os casos, é interessante ler com muita atenção os editais. Precisa ler, precisa tirar as dúvidas e seguir o passo a passo que está em cada um dos editais”, concluiu Juliana.

 
Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.