“Canal Direto com a Prefeitura”: Mestre Nildão abre série especial do Dia dos Pais

0
280
Professor faixa preta de kickboxing e mestre de capoeira relata como concilia o esporte com a paternidade
 
Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” iniciou nesta segunda-feira (7) uma série especial em homenagem ao Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo, dia 13 de agosto. O primeiro convidado foi o professor faixa preta de kickboxing e mestre de capoeira Ronildo Soares dos Santos, o Mestre Nildão, que falou sobre como concilia sua rotina de pai e esportista.

Nildão conta que iniciou no esporte por influência de seu irmão. “Comecei com a capoeira através do meu irmão, finado Cerezo, que era capoeirista. Na verdade, eu não gostava muito de esporte não, meu negócio era ficar na rua, jogar bola. Por eu ser muito ‘atentado’, ele decidiu me levar para um caminho melhor. Nessa época, eu tinha de 13 para 14 anos, iniciei na capoeira, acabei gostando e fui levando como hobby, mas depois de um tempo virou profissão. E nesse meio tempo, também fiz karatê, fiz boxe e conheci o kickboxing. Até hoje estou levando os dois”, revelou.

Ele destacou que o esporte fez a diferença em sua vida. “O esporte muda a gente. A gente acaba ficando nele e como é algo que tem regra, tem normas, a gente leva isso para a vida. Tudo isso é muito importante”, comentou.

Pai de Alessandro, Aline, Ângela, Fabrício, Bruno e Patrícia, o esportista falou sobre como equilibrar o esporte com a paternidade. “Na verdade, a gente se programa. O meu trabalho consiste em muitas aulas em alguns horários e também tem muitos projetos sociais que eu faço também no dia a dia. Então sempre tem que ter aquele período de pai. É sempre importante separar um tempo para estar com os filhos. Hoje em dia os pais têm que estar presentes no dia a dia dos filhos”, acrescentou.

O professor deixa sua orientação para os pais que queiram melhorar a saúde e a disciplina de seus filhos. “Eu acredito que todos os esportes fazem bem para a criança, mas eu acredito que a capoeira é um esporte que faz a criança desenvolver muito rápido. Digo isso porque é um esporte que acaba fazendo parte do dia a dia dela. A criança escuta uma música de capoeira e já começa a colocar a perna para o ar. Então eu indico, com certeza. Com três ou quatro anos de idade, já pode colocar na capoeira que ela começará a se desenvolver”, sugere.

O Mestre Nildão também comentou sobre os ensinamentos que ele leva do esporte para a paternidade. “Primeiramente a disciplina, que você tem que ter quando se é esportista e competidor. É preciso ter respeito ao próximo, porque você tem que ter um limite. Por exemplo, se falarmos da capoeira, você tem que ter respeito ao chutar o adversário e não acertá-lo de acordo com o que a regra pede. E o kickboxing é a mesma coisa, você tem que fazer o golpe de acordo com o que seu companheiro também consiga treinar. Isso significa que deve haver o respeito mútuo. Então a disciplina e o respeito são os principais ensinamentos e devem ser aplicados independente se é homem, mulher, preto, branco, magro. Isso é o principal”, salientou.

O professor conta que aprendeu muito com seus filhos. “Eu aprendi bastante sendo padrasto primeiro. Meu pai sempre me falou que eu deveria ser responsável, que deveria assumir as coisas que eu fizesse. Nessa época, eu perdi meu pai, minha mãe e meu irmão em um ano e dois meses. Então eu estava solteiro nessa mesma época e engravidei minha mulher, que tinha três filhos. Eu já gostava dela e passamos a viver em quatro pessoas. Para quem era solteiro e trabalhava de pedreiro, fazia bicos, foi tudo meio doido. Mas graças a Deus, estamos aí, há trinta anos juntos”, contou Nildão, que relata ter uma relação muito tranquila com os filhos hoje em dia.

O esportista deixou a sua dica para os pais de plantão. “Eu acho que hoje os pais têm que se aproximar mais dos filhos. Hoje a internet é uma terra de ninguém, por isso é preciso acompanhar seus filhos no dia a dia. O mundo também oferece muita coisa boa e com um acompanhamento é possível ter um Dia dos Pais feliz e sem problema nenhum. E leve seus filhos para o esporte, não importa qual. A criança vai experimentar várias modalidades até encontrar a que ela queira fazer. Não adianta forçar. E para os pais, o esporte também é necessário por ser uma questão de saúde, ou seja, é importante para qualquer idade”, completou Nildão.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.