“Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano” traz balanço da Secretaria de Administração

0
147
Foto: Pedro Junqueira - Juliana Lujan participou do Canal Direto com a Prefeitura - Especial Fim de Ano.
Juliana Lujan foi a convidada da edição da sexta-feira (8) do programa produzido pela Secretaria de Comunicação
 

A secretária de Administração, Juliana Lujan, foi a entrevistada da edição da sexta-feira (8) do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação com o objetivo de apresentar um balanço de ações desenvolvidas ao longo do ano de 2023 por todos os setores da gestão municipal.
Ela iniciou sua participação com uma explicação sobre a atuação de sua pasta. “A primeira coisa que temos que colocar é que a Secretaria de Administração é uma secretaria-meio, uma secretaria que dá apoio às outras secretarias. Portanto, não temos nenhum processo finalístico, como tem a Saúde, como tem a Educação, enfim, estamos aqui para atender essas secretarias. E nesse sentido, cuidamos de várias coisas. Por exemplo, na Coordenadoria de Administração, nós cuidamos de patrimônio. Cada bem que a Prefeitura compra, o pessoal do patrimônio tem que ir lá, colocar uma plaquinha e patrimonia, como chamamos. Quando esse bem ou esse imóvel vai ser vendido ou está inservido, damos baixa no patrimônio, ou seja, nós que informamos para a contabilidade qual é o patrimônio da Prefeitura, o que a Prefeitura tem de imobilizado, de bens. Temos também o Arquivo Municipal, onde colocamos todos os documentos da Prefeitura. Se você precisa de algum documento, você pode fazer um pedido aqui, que é diferente do Arquivo Histórico, que é da Cultura e tem acesso direto das pessoas para pesquisa”, esclareceu.Juliana lembrou que a Secretaria de Administração também cuida dos atendimentos à população. “Nós temos quatro postos de atendimento: no Paço, em Bueno de Andrada, na Vila Xavier e no Selmi Dei. Se você tem necessidade de qualquer contato com a Prefeitura, é o pessoal do atendimento que vai abrir o seu processo e encaminhar para a secretaria que te deve alguma resposta, que te deve alguma colocação. Temos a Coordenadoria de Logística, que é responsável por todos os transportes da Prefeitura. Ela cuida das viagens dos nossos secretários, dos nossos funcionários que às vezes precisam se locomover, e também da condição dos veículos para isso. E também fica com a nossa oficina. E sempre que as pessoas veem qualquer evento da Prefeitura, seja da economia solidária, seja o ‘Prefeitura nos Bairros’, sejam eventos maiores, sempre a Coordenadoria de Logística está lá colocando o som, colocando as tendas. Nós somos responsáveis por tudo isso”, acrescentou.

Ela mencionou ainda a importância do setor de suprimentos da Prefeitura. “Tudo que a Prefeitura compra passa pelo Setor de Suprimentos. Nós, inclusive, mantemos lá estocado alguns deles e quando as diferentes áreas da Prefeitura precisam, nós encaminhamos todo o material de consumo que é necessário. Também tem que deixar claro que Educação e Cultura têm almoxarifados específicos devido às especificidades dessas secretarias, mas todo o resto passa pela Secretaria de Administração”, pontuou.

Juliana comentou ainda sobre outro setor que compõe sua secretaria, que é o de Recursos Humanos. “O RH cuida de 7 mil servidores. E não só da questão do pagamento, do acompanhamento, da frequência desses servidores, mas também da saúde desses servidores. Nós temos o pessoal do Sesmt. Acabamos de fazer uma Sipat para esclarecer, trazer para os servidores temas que dizem respeito à sua saúde física, à sua saúde funcional. Temos o pessoal da Segurança do Trabalho, que vai, então, entregar EPIs também para os nossos funcionários. Temos a questão do atendimento psicológico para os nossos funcionários, que, obviamente, faz um encaminhamento nos casos mais graves”, ressaltou.

Ela lembrou que a Escola de Governo entrou neste ano para a Secretaria de Administração e também tem uma participação importante. “Realizamos neste ano 840 horas de treinamento para os servidores, com 2.586 servidores que tiveram, de alguma forma, contato direto com a Escola de Governo. E esse também é um setor que a Secretaria de Administração ajuda na implantação de vários protocolos. Também nos envolvemos na construção e na divulgação da Cartilha sobre o Transtorno do Espectro Autista. Treinamos guardas, colaboramos com o Seminário de Enfrentamento à Violência contra Criança e Adolescente, treinamos e fizemos provas agora para os conselheiros tutelares, enfim, nós trabalhamos para que toda a Prefeitura exista”, completou.

Juliana também citou atuações de destaque no ano. “Eu acho que foi importante esse envolvimento da Escola de Governo porque realmente trabalhamos junto à Guarda Municipal, junto à Secretaria de Saúde, junto à Secretaria de Educação, onde temos os maiores números de funcionários na Saúde e na Educação. Acho que a implantação desses protocolos que foram discutidos são muito importantes para essas pessoas. Também fizemos um número recorde de concursos. Ainda aguardamos a homologação deles, mas, enfim, penso que esse ano, até porque eu entrei em fevereiro, foi um ano também de revermos muitos processos de trabalho para tentar deixar as coisas mais fluídas quando as outras secretarias demandam a Secretaria de Administração”, reforçou.

Juliana encerrou sua entrevista com uma mensagem de final de ano. “Quero desejar mesmo um feliz Ano Novo para todos os araraquarenses e para aqueles que não moram aqui, mas que eventualmente vêm trabalhar e ajudam a construir essa cidade maravilhosa que é Araraquara. Que ele seja um ano muito próspero, de muitas conquistas, que tenhamos alegrias e que tenhamos sapiência para enfrentar as dificuldades, porque elas virão com certeza. Um ano de reflexão para conseguirmos também dar o nosso melhor àqueles que principalmente estão ao nosso redor. Um abraço muito fraterno para todos vocês”, concluiu.

 

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.