“Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano” destaca Selo VerdeAzul conquistado por Araraquara

0
140
Foto: Divulgação

No balanço do ano, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, ressalta conquista e outras ações da Pasta

Nesta quarta-feira (2), o “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano” entrevistou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, que fez o balanço de 2023 sobre as ações de sua Pasta.

Na entrevista, Porsani ressaltou a importância da conquista por Araraquara da certificação no programa Município VerdeAzul como a 7ª colocada entre cidades de 100 mil a 500m habitantes.

De início, o secretário enfatizou a força da equipe da Secretaria, localizada no prédio da antiga CTA, ao lado do Daae (Departamento Autônomo de Agua e Esgotos), que atualmente contabiliza 40 funcionários.

Falou sobre a reinauguração do Parque Basalto, para ele, hoje um cartão de visita do município. “Fizemos uma parceria com a Cutrale e já levamos cinco mil crianças da periferia para o Basalto, desde a reinauguração, onde desenvolvemos um trabalho de Educação Ambiental, que é árduo mas dá resultados. A criança que participa deste programa acaba levando o aprendizado para a sua comunidade e o Parque Basalto recebe hoje entre 10 mil e 12 mil visitantes por mês, inclusive de cidades da região de Araraquara”, disse.

Porsani destacou os problemas de Araraquara, principalmente em relação à arborização. “Fizemos um quadrilátero entre a Via Expressa (Avenida Maria Antônia C.de Oliveira) e a Rua Castro Alves, e entre a Avenida Djalma Dutra e a Avenida Padre Francisco Coulturato (36), e a empresa que ganhou o contrato faz a poda das árvores, além de substituir as que estão com problemas”. De agosto de 2022 até agora, conforme acrescentou, já foram removidas perto de 2,6 mil árvores na cidade e plantadas outras 16 mil mudas pela cidade.

“Contratamos a Esalq-USP de Piracicaba, para fazer o Inventário Arbório, por isso já temos em mãos o diagnóstico sobre os nossos problemas climáticos e onde faltam árvores em Araraquara. Ainda temos outra empresa que realiza o trabalho de limpeza das praças e dos canteiros centrais das vias públicas”, afirmou.

“Também estamos desenvolvendo o projeto Adote uma Praça, que vem apontando crescimento no município com empresas cuidando destes locais públicos, entre outros trabalhos que ainda precisamos realizar”.

Selo VerdeAzul

O secretário ainda ressaltou o dia festivo pela comemoração da conquista do Certificado Município VerdeAzul, nesta terça-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Com nota 91, Araraquara ficou em sétimo lugar entre os municípios de porte médio, entre 100 e 500 mil habitantes.

“Ao receber o Certiticado SeloVerdeAzul de 7ª colocada, fomos a única cidade em que os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade estavam com a camiseta já ostentando o símbolo do prêmio”, enfatizou Porsani.

“O trabalho do programa Educação Ambiental, que resultou na conquista do Certificado VerdeAzul e abrange todas as secretarias municipais de Araraquara e o Daae, levou nota 10 em tudo. Inclusive, temos a melhor equipe de drones para realizar o trabalho de imagens na cidade”, acrescentou.

Segundo Porsani, Araraquara tem uma Promotoria Pública que cobra resultados, mas é muito importante. “Por isso chegamos a essa premiação, embora sabendo que temos que trabalhar ainda mais na questão ambiental.

“Sentimos realizados por estarmos em 7º lugar entre as cidades de 100 mil a 500 mil habitantes, mas sabemos da nossa responsabilidade para 2024 e, por isso, assumimos este compromisso”, lembrou.

José Carlos Porsani agradeceu ao quadro de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo trabalho realizado e disse esperar no ano que ainda mais ações que este ano.

“Precisamos de mais parcerias com empresas da cidade para o  projeto Adote uma Praça e tenho a certeza que em 2024 será ainda melhor para todos nós, graças ao apoio e o empenho do prefeito Edinho em busca de recursos.

Porsani ainda ressaltou que a população reclama do mato alto, mas com os problemas climáticos atuais, nunca enfrentado antes, é preciso também educar as pessoas para que o lixo seja jogado no lixo e não nas vias públicas.

Ao vivo

O programa “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.