Câmara Municipal: principais notícias de vereadores

0
339
Foto: Acom-TRF3

Projeto para pessoas em situação de vulnerabilidade pode ser implantado em Araraquara

Vereador João Clemente (PSDB) pede ao Executivo criação do projeto ‘Pop Rua Jud’

No final de abril, o vereador João Clemente (PSDB) solicitou à Prefeitura a implantação do projeto “Pop Rua Jud” em Araraquara.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa foi criada em Osasco, cidade da região metropolitana de São Paulo, e teve como objetivo a realização de serviços de saúde, assistência social, cidadania, e orientações jurídicas e profissionais à população em situação de vulnerabilidade.

Requerimento busca facilitar pagamento no pedágio de Bueno de Andrada

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) questiona uso de meios eletrônicos

No final do mês de abril, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) solicitou informações sobre o pagamento eletrônico no pedágio de Bueno de Andrada. O parlamentar aponta que a instalação do Posto de Pedágio na estrada do Distrito de Bueno de Andrada, que interliga o município de Araraquara à cidade de Matão, foi autorizada em 2007.

Diante dessas afirmações, o vereador questiona como funciona o sistema de cobrança eletrônica no pedágio e se ele aceita tags eletrônicas para leitura rápida no pagamento. O vereador pergunta também se existe algum projeto para aceitação de outro meio de pagamento, como Pix, débito em conta e outros.

Documento propõe melhorias para potencializar projeto piloto da Menopausa

Vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou ao Executivo sugestões para estrutura de pessoal e medicamentos oferecidos pela rede

A vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou ao Executivo uma proposta de melhorias para potencializar o projeto piloto do Ambulatório de Climatério e Menopausa da cidade. A parlamentar exalta a iniciativa do programa, coordenado pela médica Rita Sabbag, responsável também pelo Ambulatório da Mulher, e, com base em resposta a requerimento de informação e em visita ao local, apresentou uma relação de sugestões de mudanças para melhorar o atendimento às pessoas em tratamento da menopausa.

Na relação de melhorias estão a disponibilização de nutricionista, acupunturista e educador físico; um espaço adequado para a prática de atividades físicas; medicamentos; antidepressivos para uso nas ondas de calor; e Estradiol Oral 0,5mg.

Unidades escolares da periferia carecem de funcionários

Vereadora Filipa Brunelli (PT) propõe solucionar problema com novos processos seletivos

Recentemente, a vereadora Filipa Brunelli (PT) solicitou a realização de processo seletivo para contratação de profissionais de unidades escolares. A parlamentar aponta a necessidade de novos funcionários, principalmente nas unidades periféricas, e a de inseri-las como prioridade nos novos processos seletivos.

Documento aponta importância de campanha sobre Síndrome do Bebê Sacudido (SBS)

O vereador João Clemente (PSDB) pede ao Executivo realização da iniciativa

Em maio deste ano, o vereador João Clemente (PSDB) solicita à Prefeitura a realização de estudos para a criação de uma campanha para alertar a população sobre a Síndrome do Bebê Sacudido (SBS). A iniciativa, de acordo com o parlamentar, surgiu em função da falta de informação de muitas pessoas acerca dos riscos de sacudir com violência o bebê, o que pode causar cegueira, lesões oftalmológicas, hemorragia de retina, atraso no desenvolvimento, convulsões, fraturas de costela, lesões na espinha e no cérebro.

Criação e ampliação de vagas de estacionamento podem melhorar acessibilidade

Vereadora Fabi Virgílio (PT) pediu mais vagas para gestantes, e pessoas acompanhadas por crianças de colo e idosas

Buscando melhorar a acessibilidade a vagas de estacionamento no município por gestantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo e idosas, a vereadora Fabi Virgílio (PT) fez duas indicações à Prefeitura.

Na primeira, a parlamentar pede a ampliação do número de vagas destinadas a pessoas idosas na Área Azul. Fabi destaca que o sistema Área Azul da cidade dispõe de 59 vagas rotativas destinadas ao estacionamento exclusivo de veículos conduzidos por pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos.

Já no outro documento, a parlamentar sugere a criação de vagas de estacionamento destinadas a gestantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. Ainda segundo Fabi, as gestantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo merecem ter maior facilidade de acesso a diversos locais da cidade e, para que isso aconteça, a criação de vagas especiais de estacionamento é fundamental.

Adesão à Rede Global de Jovens pode auxiliar no enfrentamento ao uso de drogas

Vereador João Clemente (PSDB) indicou medida ao Executivo

A fim de contribuir para o enfrentamento ao uso de drogas no município, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu à Prefeitura a realização de estudos e análises acerca da adesão e divulgação da Rede Global de Jovens, inciativa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a descrição do projeto no site da ONU, a iniciativa busca “conectar jovens de todo o mundo e capacitá-los para se tornarem ativos em suas escolas, comunidades e grupos de jovens na prevenção do uso de substâncias e promoção da saúde”. Além disso, o projeto conta com uma plataforma para os jovens compartilharem suas experiências e ideias e obterem apoio para criar suas próprias ações de combate ao problema.

Indicação propõe Programa de apadrinhamento de entidades do terceiro setor

Sugestão é do vereador João Clemente (PSDB)

No início do mês de maio, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu a criação da Plataforma Municipal Adote uma Entidade – “Só o Amor Caridoso Constrói e Revivifica Pessoas”.

O parlamentar explica que o projeto visa a aproximar e incentivar empresas privadas na participação de ações que atendam necessidades de entidades do terceiro setor. “As empresas colaboradoras do programa podem auxiliar de diversas formas, como a ampliação do trabalho social da instituição, o apoio administrativo ou a sugestão de atividades, como participação em eventos para arrecadação de fundos e de materiais de necessidade específica do local”, aponta.

Processo envolvendo Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros segue em tramitação

Agência de Transportes do Estado de São Paulo responde à vereadora Fabi Virgílio (PT)

Recentemente, a vereadora Fabi Virgílio (PT), protocolou o Requerimento n° 155/2023 solicitando informações referentes ao processo n° 541.815/2021, que trata da cessão de uma área pertencente ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), no acesso da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, ao campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Em resposta, Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) afirma que o processo em questão tramitou por diversas áreas, como a Diretoria de Investimentos (DIN), a Diretoria de Controle Econômico e Financeiro (DCE) e a Diretoria de Assuntos Institucionais (DAI), onde está em análise desde fevereiro de 2023. O órgão explica que, pela limitação de recursos do setor público e de pessoal, os processos são analisados por ordem de prioridade e complexidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.